Ministério da Cultura - MinC

segunda-feira, 22 de março de 2010
Imprimir este post Enviar por e-mail

09 de maio de 2008

Proponentes de todos os estados do país inscreveram projetos audiovisuais nos editais do MinC

O número de inscrições cresceu mais de 30% e, proporcionalmente, as propostas das regiões Norte e Nordeste foram as que tiveram o maior aumento

O número total de projetos inscritos para os sete editais de fomento à produção lançados no final de 2007 pela Secretaria do Audiovisual do Ministério da Cultura (SAv/MinC) cresceu 33,36% - chegou a 2.870, com um aumento de 718 projetos em relação aos editais anteriores, do período 2005/2006. Houve inscrições provenientes de todos os estados brasileiros pela primeira vez desde que este formato de concursos foi implementado, nos anos 90.

O Norte, que historicamente inscreve menos projetos nos editais audiovisuais, foi responsável por 74 inscrições, um crescimento 184% em relação às 26 propostas apresentadas em 2005/2006. Pela primeira vez, todos os editais tiveram inscrições provenientes desta região. Foram destaques o concurso para Curtas-Metragens de Ficção, Documentário e Experimental (inscrições subiram de 17 para 34), Desenvolvimento de Roteiros (propostas aumentaram de 8 para 15 e Longa de Baixo Orçamento (aumentou de 1 para 4 o número de projetos inscritos).

Os projetos provenientes do Nordeste tiveram um incremento de 45,83%, ou 110 projetos a mais em relação aos editais anteriores. Esta foi a segunda região com maior número de inscrições, posição que, em 2005/2006, havia sido ocupada pelo Sul.

O secretário do Audiovisual do MinC, Silvio Da-Rin, acredita que os números refletem a consolidação dos programas de fomento à produção audiovisual com foco regional. “Acredito que programas como o Revelando os Brasis e DOCTV, e a atuação dos Núcleos de Produção Digital, instalados no Pará e em seis estados do Nordeste, contribuem para o aumento da organização dos produtores independentes em todas as regiões do país”, afirma.

Respeitando o princípio de regionalização das políticas públicas, seis dos sete editais prevêem que haverá pelo menos uma proposta selecionada em cada uma das cinco regiões brasileiras. A única exceção é o edital para Longas de Baixo Orçamento, que faz parte de uma política de apoio a diretores estretantes, aos quais se destinam dois dos projetos.

No concurso de Curtas-Metragens para Participantes ou Egressos de Programas Sociais de formação em audiovisual, Nordeste e Norte tiveram participação expressiva. Vieram do Nordeste 16,67% das inscrições e do Norte 6,79%. O Sudeste foi responsável por 66,05% das inscrições.

O concurso de apoio à produção de filmes de Longa-Metragem com o valor de R$ 1 milhão teve queda percentual da participação do Sudeste. O número total de inscrições caiu de 210 nos editais anteriores para 190 nos concursos de 2007/2008.

No edital para o Desenvolvimento de Roteiros, a participação percentual de inscrições da região Sudeste também caiu, o que indica uma tendência de desconcentração dos locais de onde vêm as propostas. O único edital em que houve crescimento da participação da região Sudeste foi o Curta Ficção, Documental e Experimental.

Os editais 2007/2008 pretendem premiar 95 produções, sendo cinco Longa-Metragens de Baixo Orçamento, dez projetos de Desenvolvimento de Roteiros, dez de Curta em Animação, 20 Curta Ficção, 20 Curta Infanto-Juvenil e para os dois dos editais que são inéditos: o de projetos de Série de Animação para TV, que apoiará dez propostas, e o Curtas-Metragens propostos por participantes ou egressos de programas sociais de formação em Audiovisual, que contemplará outras 20.

Todos os números divulgados referem-se aos projetos inscritos. A SAv/MinC realiza, agora, a fase de conferência da documentação das propostas recebidas.

Veja, abaixo, tabelas com o resumo dos dados.

Inscrições por edital

Crescimento percentual de inscritos

Participantes e egressos de projetos sociais - Inscrições por região

Outras informações: (61) 3316 2088/2044, na Secretaria do Audiovisual do Ministério da Cultura.

(Priscila D. Carvalho, SAv/MinC)


Participação do leitor

  1. (250 caracteres restantes)
  1. (250 caracteres restantes)

Últimos comentários

1 comentário para "Proponentes de todos os estados do país inscreveram projetos audiovisuais nos editais do MinC"

RSS dos comentários

  1. 09 de junho de 2009 às 21:29 Helton Lacerda Dantas

    Ora, se a Academia Francesa ignorou Joyce e Nabokov, é claro que o Ministério da Cultura está se lixando pro suor do meu rosto pingando de cansaço na escrita de um roteiro cinematográfico! Dane-se Luana Piovani e o resto. Que me importa?






Ministério da Cultura - MinC utiliza WordPress. © 2007 Governo Federal

O conteúdo deste sítio é publicado sob uma Licença Creative Commons. Transparência Publica Voltar ao topo