quinta-feira, 9 de fevereiro de 2012 RSS Ouvidoria Fale com o Ministério
« Voltar Imprimir

Seminário Cildo Meireles

Programa Cultura e Pensamento promove palestras sobre a temática 'Tempos e espaços: estética como ética/ética como estética'

O seminário Cildo Meireles. Tempos e espaços: estética como ética/ética como estética, que faz parte de mais um ciclo de debates do Programa Cultura e Pensamento – uma iniciativa do Ministério da Cultura para incentivar o debate crítico em âmbito nacional -, será realizado em Brumadinho (MG), no dia 14 de junho, e nos dias 21 e 22 de junho, em Brasília.

O encontro reúne teóricos de diversas áreas para discutir a produção de Cildo Meireles e dessa forma levantar questões urgentes no contexto atual da globalização: do redimensionamento das fronteiras entre centro e periferia às relações entre identidades locais e cultura global.

Em Brumadinho, cidade que tem uma galeria dedicada ao artista plástico, o evento acontece no Inhotim Centro de Arte Contemporânea. Na capital federal, na Sala Cássia Eller, do Complexo Cultural Funarte. As palestras e mesas-redondas já foram promovidas em São Paulo, no último final de semana.

Veja programação.

Cildo Meireles

Nascido em 1948, no Rio de Janeiro, lida com produção artística há quarenta anos e notabilizou-se por apresentar novas formas de circulação de arte. Seu trabalho busca refletir, na estruturação da própria obra, sobre os sistemas de circulação simbólica que, de forma variada e com intensidades diversas, é constantemente apropriado pela lógica capitalista de circulação de mercadorias.

São caracterizados pela aparente simplicidade formal e mesclam sistemas simbólicos e de linguagem advindos de vários campos de conhecimento e saberes tradicionais. Essa abordagem propicia um processo de re-significação que potencializa, a partir de sutis deslocamentos, o poder poético e político de elementos institucionalizados. Neste sentido, sua obra se apresenta como local privilegiado de reflexão sobre a relação entre ética e estética, política e arte, na sociedade contemporânea.

(Texto: Marcelo Lucena, Comunicação Social/MinC)
(Fonte: Site Cultura e Pensamento)

Compartilhe:
  • Digg
  • del.icio.us
  • Facebook
  • Google Bookmarks
  • MySpace
  • TwitThis
  • email
  • LinkedIn

Participação do Leitor

Espaço reservado exclusivamente para comentários acerca da matéria ou publicação veiculada nesta página. Solicitação de informações ou dúvidas devem ser encaminhadas por meio do Fale com o Ministério; reclamações ou denúncias devem ser dirigidas para Ouvidoria.

*

max. 1000 caracteres


Regras para comentários:

1. Os comentários terão moderação desta Assessoria de Comunicação.

2. Comentários que fujam ao teor da matéria serão excluídos.

3. Ofensas e quaisquer outras formas de difamação não serão publicadas.

4. Não publicamos denúncias. Nestes casos, serão enviadas à Ouvidoria, que as encaminhará aos órgãos cabíveis.

5. A postagem de comentários com links de matérias não produzidas por este ministério será excluída.

6. Respostas a questionamentos e esclarecimentos exigem consulta, impedindo-nos, por vezes, retorno imediato.