11 de junho de 2008
XXVI Reunião de Ministros da Cultura do Mercosul
Ministro interino Juca Ferreira participa do encontro e de fórum em Bueno Aires
O ministro da Cultura interino, Juca Ferreira, estará de 11 a 13 de junho em Buenos Aires, onde participa da XXVI Reunião de Ministros da Cultura do Mercosul e profere palestra no IV Fórum de Educação do Mercosul.
Os encontros do Mercosul Cultural fazem parte do empenho conjunto dos países membros do bloco que tem avançado na busca de novos pontos de convergência, que conduzam à consolidação da integração cultural dos países da região. Dentre os temas a serem tratados na Reunião de Ministros - que será realizada no dia 12, no Hotel Panamericano - estão o Selo e a Página Web do Mercosul Cultural.
O Brasil assume a Presidência Pro-Tempore do Mercosul Cultural, em substituição à Argentina, ao final dos trabalhos. A presidência brasileira se dará no segundo semestre deste ano, período em que exercerá as funções de porta-voz do órgão, buscando contribuir nos planos econômico, comercial, social e político para a implementação das metas de integração regional traçadas pelo Tratado de Assunção, por meio do qual foi fundado o bloco Mercado Comum do Sul (Mercosul), em 1991.
Presidência Pro-Tempore - Refere-se à Presidência do Conselho do Mercado Comum, órgão decisório do bloco, exercido por rotação dos Estados Partes, e em ordem alfabética, por períodos de seis meses. Dentre outras funções, cabe ao país que ocupa a Presidência Pro-Tempore determinar, em coordenação com as demais delegações, a agenda dos encontros e organizar as Reuniões dos órgãos do Mercosul.
Palestra
Na sexta-feira (13 de junho), o ministro interino Juca Ferreira profere palestra no painel Identidades e Integração da quarta edição do Fórum de Educação do Mercosul, que será promovido nos dias 12 e 13, na Sede do Ministério de Educação da Argentina.
O objetivo do encontro é promover e fortalecer a relação entre Estado e sociedade civil para identificar e refletir sobre os desafios atuais da região e propor medidas para melhorar essa coordenação e reforçar a cidadania ativa e crítica.
Serão abordados temas sobre as experiências e as ações desenvolvidas no bloco relacionadas à educação e trabalho, profissão docente, financiamento da educação, promoção dos direitos em matéria de educação, inclusão da educação, educação rural, alfabetização, multiculturalismo e povos indígenas.
Leia, também, matéria relacionada: Representantes do Ministério da Cultura participam de reuniões sobre o Mercosul Cultural, de 9 a 11 de junho, em Buenos Aires.
(Texto: Marcelo Lucena, Comunicação Social/MinC)
(Fonte: Diretoria de Relações Internacionais/MinC)
- Publicado por Sheila Sterf/Comunicação Social
- Categoria(s): Notícias do MinC, O dia-a-dia da Cultura
- Tags: Juca Ferreira, Mercosul Cultural, Ministro da Cultura interino, Presidência Pro Tempore