Brasil Acesso à Informação
quarta-feira, 23 de maio de 2012 RSS Ouvidoria Fale com o Ministério
« Voltar Imprimir

Mais Cultura em Sergipe

Ministro interino Juca Ferreira lança Programa para fortacelecer as ações culturais no estado

Nesta terça-feira, dia 1º de julho, o ministro da Cultura interino, Juca Ferreira, e o governador de Sergipe, Marcelo Déda Chagas, firmam acordo de cooperação para a implementação do Programa Mais Cultura no estado.

A solenidade de assinatura será realizada às 14h, no auditório do Palácio Governador Augusto Franco, em Aracajú (Avenida Adélia Franco, nº 3305, Grajeru). Em seguida, haverá entrevista coletiva à imprensa.

Lançado pelo presidente da República, Luiz Inácio Lula da Silva, em outubro do ano passado, o Mais Cultura vai proporcionar aporte de recursos de cerca de R$ 4,7 bilhões na Cultura brasileira nos próximos três anos. O Programa é uma das estratégias do MinC para ampliar o apoio e os investimentos do Governo Federal em todas as regiões brasileiras.

A iniciativa prevê a criação e modernização de centenas de bibliotecas, a implementação de 20 mil Pontos de Cultura, a criação de linhas de financiamento para micro e pequenas empresas do setor cultural, além de operações de microcrédito e ações para a ampliação do acesso da população aos bens e serviços culturais.

Serão criados 30 novos Pontos de Cultura em Sergipe, o que vai mais que triplicar a quantidade desses Pontos no estado que conta, atualmente, com nove instituições conveniadas com o Programa Cultura Viva, do MinC.

Outra ação do Mais Cultura é a instalação de bibliotecas em municípios que não dispõem desse equipamento cultural. Atualmente, existem 11 municípios sem bibliotecas públicas no estado. O Programa vai instalar, em 2008, bibliotecas em todos eles, com investimentos da ordem de R$ 605 mil.

O Governo do Estado de Sergipe é o 12º a oficializar a parceria com o Ministério da Cultura. Já foram firmados acordos com os governos do Maranhão, São Paulo, Bahia, Amapá, Acre, Pará, Rio Grande do Norte, Pernambuco, Piauí, Ceará e Rio de Janeiro para a implementação do Programa Mais Cultura, que faz parte da Agenda Social do Governo Federal. Alagoas deverá ser o próximo estado a assinar o termo de cooperação.

(Comunicação Social/MinC)

Compartilhe:
  • Digg
  • del.icio.us
  • Facebook
  • Google Bookmarks
  • MySpace
  • TwitThis
  • email
  • LinkedIn

Participação do Leitor

Espaço reservado exclusivamente para comentários acerca da matéria ou publicação veiculada nesta página. Solicitação de informações ou dúvidas devem ser encaminhadas por meio do Fale com o Ministério; reclamações ou denúncias devem ser dirigidas para Ouvidoria.

*

max. 1000 caracteres


Regras para comentários:

1. Os comentários terão moderação desta Assessoria de Comunicação.

2. Comentários que fujam ao teor da matéria serão excluídos.

3. Ofensas e quaisquer outras formas de difamação não serão publicadas.

4. Não publicamos denúncias. Nestes casos, serão enviadas à Ouvidoria, que as encaminhará aos órgãos cabíveis.

5. A postagem de comentários com links de matérias não produzidas por este ministério será excluída.

6. Respostas a questionamentos e esclarecimentos exigem consulta, impedindo-nos, por vezes, retorno imediato.