Evento começa hoje, em Ribeirão Preto, e vai chegar a outras 11 cidades com teatro, cinema, música eletrônica e arte-mídia
A vanguarda da cultura alemã desembarca hoje na cidade de Ribeirão Preto. É lá que será dada a largada do Kulturfest Itinerante, projeto que vai levar o que de mais interessante acontece hoje na Alemanha nas áreas de música eletrônica, teatro contemporâneo, arte-mídia e cinema. Até setembro, 12 cidades brasileiras vão receber, ao longo de uma semana, uma programação específica. ‘A presença do Brasil foi forte na Alemanha, em 2006, daí o cuidado com a escolha dos artistas que vêm para cá’, comentou Joachim Bernauer, diretor de Cultura do Instituto Goethe em São Paulo e para a América do Sul.
O Goethe, aliás, é um dos principais incentivadores do evento, ao lado do Ministério das Relações Exteriores da Alemanha e do Ministério da Cultura brasileiro. ‘O jovem é o público alvo dessa ação’, comenta Wolfgang Bader, diretor do Goethe. ‘Como eles conhecem pouco do que se produz hoje na Alemanha, foram escolhidos curadores especializados na linguagem jovem e que são, portanto, capazes de detectar novas tecnologias, algo mais ousado e contemporâneo.’
Assim, o cenário da música eletrônica será representado pela vanguarda e inventividade de DJs como Lopazz, Erobique, Justus Kõhncke e Ben Mono, que vão trabalhar com profissionais locais. ‘Aliás, uma das exigências na feitura desse projeto é a participação ativa de cada cidade que receberá os artistas’, comenta Matthias Pees, da Interior Produções Artísticas Internacionais, responsável pela execução do evento. Assim, cada cidade foi escolhida a partir do grau de adesão do governo local e da infra-estrutura já existente.
Condições necessárias para, por exemplo, abrigar uma versão inovadora de Fausto, de Goethe, um dos destaques teatrais. Com música ao vivo, a montagem une tragédia e comédia e reinventa a tradição de bonecos e do cabaré alemão. A apresentação contará com a participação da cantora Cora Frost. Também o público infantil terá opção de programa, com a encenação de O Príncipe Sapo, que vai abrigar também workshops de construção de bonecos.
Já a videoperformance será do grupo berlinense Recrutas do Gob Squad, que fará espetáculo em agosto. Munidos de câmeras, os quatro integrantes vão filmar cenas nas ruas ao redor do local quando faltar uma hora para o início da apresentação. Com isso, a cidade se transformará, naquele momento, em set de filmagem.
As artes visuais serão representadas pelo grupo multimídia Slope, que trabalha com sons e imagens no projeto Voidensities, também estabelecendo um diálogo com a realidade local. E a programação de cinema vai trazer um ciclo de curtas e longas direcionados aos jovens, com filmes como Um Amigo Meu, de Sebastian Schipper, grande sucesso na Alemanha. Sempre com entrada franca, o Kulturfest segue, depois de Ribeirão Preto, para Florianópolis, Blumenau, Salvador, Fortaleza, São Luís, Belém, Recife, Campina Grande, Brasília, Goiânia e Belo Horizonte.
Participação do Leitor
Espaço reservado exclusivamente para comentários acerca da matéria ou publicação veiculada nesta página. Solicitação de informações ou dúvidas devem ser encaminhadas por meio do Fale com o Ministério; reclamações ou denúncias devem ser dirigidas para Ouvidoria.