12 de agosto de 2008
Piauí_GT: Universalizar o acesso dos brasileiros à fruição e à produção cultural
Participaram desse grupo de trabalho 22 pessoas no período da manhã e 17 no período da tarde. O texto abaixo apresenta avaliações e sugestões de adequação das diretrizes. As propostas de alteração do texto do caderno do Plano e da revisão do Conselho Nacional de Política Cultural estão marcadas em negrito e itálico, no trecho correspondente citado entre aspas.
Observações gerais
O grupo questionou o uso da palavra superar no texto de introdução da estratégia. Não houve consenso, no entanto, sobre um termo para substituição.
Alguns participantes sugeriram suprimir o trecho “e de caráter amador” da diretriz 1.3 do caderno, acrescentando em seu lugar “com dificuldade de inserção comercial”. Também não se estabeleceu um acordo para a inclusão dessa alteração no relatório final.
Também foram levantadas dúvidas sobre constitucionalidade da diretriz 1.14 do caderno. Por fim, surgiram propostas de fusão das diretrizes 1.25 e 1.26.
Alterações
Texto de introdução da estratégia
… “Superar positivamente as indústrias culturais e seu caráter restritivo e homogeneizador implica no alargamento…” (excluído o trecho “predominante até os anos 90″)
1. Fluxos de produção e formação de público
1.6: Promover atividades de capacitação de índios, grupos artísticos populares, afrodescendentes, quilombolas, LGBT e outros segmentos historicamente excluídos socialmente, para a elaboração (…)
1.25 (numeração decorrente da revisão do CNPC): Utilizar os sistemas de rádio e televisão públicos para a produção e veiculação de programas de formação artística cultural.
NOVAS DIRETRIZES PROPOSTAS
- Promover e incentivar a capacitação dos profissionais de educação para a elaboração, proposição e execução de projetos culturais financiados pelo Estado e por entidades civis ou privadas.
- Garantir e valorizar a formação de arte-educadores, como responsáveis pela educação básica de fruidores, apreciadores e incentivadores das artes e da cultura nacional.
2. Equipamentos culturais e circulação da produção
2.3: “Institucionalizar e ampliar a rede de centros culturais geridos por artistas e grupos culturais,de caráter multiuso e gestão municipal ou comunitária, com capacidade para o desenvolvimento…”
2.8: “Preservar, tornar acessível e difundir os acervos audiovisuais dos órgãos públicos”.
2.10: “Estruturar e garantir recursos para a realização de programas em parceria com os órgãos de educação para transformar as escolas em centros de produção e difusão cultural da comunidade e de sua vizinhança”. (excluir o trecho restante da diretriz)
2.15: “(…) Realizar iniciativas de circulação da música.” (excluir a menção ao projeto Pixinguinha no final da diretriz)
2.20 (diretriz incluída na revisão feita pelo CNPC): Suprimir o item (já está contemplado e melhor redigido)
3. Estímulo à difusão através da mídia
3.2: “Incentivar através de Programas de Editoração a produção e circulação de publicações impressas, livros didáticos e paradidáticos. Fomentar, em diferentes mídias, a difusão (…)”
3.5: e garantir o cumprimento das leis de cotas de programação já existentes. (frase incluída no final da diretriz)
NOVAS PROPOSTAS
- Acompanhar a circulação das publicações, sejam didáticas ou paradidáticas, com incentivo do Governo Federal.
- Publicado por danielhora
- Categoria(s): Propostas Recebidas
- Tags: pnc, políticas culturais, Propostas Recebidas, Seminários