Ministério da Cultura - MinC

quinta-feira, 8 de janeiro de 2009
Imprimir este post Enviar por e-mail

12 de agosto de 2008

Piauí_GT Ampliar a participação da cultura no desenvolvimento socioeconômico sustentável

Participaram desse grupo de trabalho 70 pessoas. O texto abaixo apresenta avaliações e propostas de adequação das diretrizes. As propostas de alteração do texto do caderno do Plano e da revisão do Conselho Nacional de Política Cultural estão marcadas em negrito e itálico, no trecho correspondente citado entre aspas.

1. Capacitação e assistência ao trabalhador da cultura

1.5 - Estabelecer e garantir parcerias entre os órgãos da educação, cultura, Sistema S e ONGs para a realização de cursos de capacitação em centros culturais e outros espaços. Desenvolver o atendimento de todos os grupos, indistintamente, tornando-os agentes de propagação de atividades artísticas e culturais.

1.6 - Realizar seleções públicas de capacitação para todas as categorias artísticas e culturais, que atendam especialmente os núcleos populares e organizações sociais de produção, estimulando sua disseminação em todas as regiões do país.

1.12 - O ITEM FOI REJEITADO PELA MAIORIA DA PLENÁRIA, TENDO SIDO APROVADA A SUA RETIRADA.

2. Estímulo ao desenvolvimento da economia da cultura

2.12 - Realizar acordos com bancos de financiamento para possibilitar a oferta de linhas de crédito especiais para a produção cultural e artística, viabilizando a sua circulação.

2.13 - Incentivar a realização de eventos ligados à moda, desenho e artesanato, dos desfiles e exposições de festas e feiras populares, valorizando a implementação de idéias e soluções inovadoras. Articular as ações dos órgãos culturais com o Programa Brasileiro de Design, do Ministério do Desenvolvimento.

(Obs.: foi suprimido “dos grandes centros urbanos”)

3. Regulação econômica

Acrescentar o novo item:

Aprimorar mecanismos legais e de financiamento para estimular a participação brasileira no setor das artes cênicas e circenses, divulgando e incentivando o consumo desses produtos culturais.

4.Turismo cultural

Acrescentar o novo item:

Incentivar e apoiar a implementação e manutenção de museus e centros culturais para o desenvolvimento do turismo científico-cultural.


Participação do leitor

  1. (250 caracteres restantes)
  1. (250 caracteres restantes)




Ministério da Cultura - MinC utiliza WordPress. © 2007 Governo Federal

O conteúdo deste sítio é publicado sob uma Licença Creative Commons. Transparência Publica Voltar ao topo