Participaram desse grupo de trabalho 14 pessoas no período da manhã e 11 no período da tarde. O texto abaixo apresenta avaliações e propostas de adequação das diretrizes. As propostas de alteração do texto do caderno do Plano e da revisão do Conselho Nacional de Política Cultural estão marcadas em negrito e itálico, no trecho correspondente citado entre aspas.
1. Organização de instâncias consultivas e de participação direta
Por uma questão de ordem estrutural, o grupo entende u que o item 1.5 do caderno deveria ser transformado em 1.1, uma vez que a criação de Secretarias Estaduais e Municipais de Cultura deve acontecer antes da consolidação dos sistemas de cultura.
1.2 “(…) Estimular a realização de conferências estaduais, municipais e ou territoriais como base de articulação (…)“. (o acréscimo se justfica pelo entendimento de que alguns pequenos municípios não dispõem de condições de promover as suas conferências)
1.8 e 1.9 – O grupo propôs a fusão dos itens 1.8 e 1.9 por entender que os textos se complementem.
“Criar mecanismos e estabelecer condições favoráveis à participação e representação das comunidades quilombolas e indígenas nas instâncias de formulação, implementação, acompanhamento, avaliação e revisão de políticas de proteção e promoção de suas culturas.”
1.10 – “(…) processos de seleção e de prestação de contas de projetos incentivados com recursos provenientes do Fundo Nacional de Cultura e captados via Mecenato.”
1.12 – onde se lê em todo território nacional substituir por a nível federal, estadual e municipal. O grupo percebeu a necessidade de explicitar a responsabilidade das três esferas.
1.17 (proposta de alteração no texto revisto pelo CNPC) “…apoio às manifestações populares, afro-brasileiras, quilombolas, indígenas, sertanejas ou rurais e de imigração européia ou oriental.”
2. Diálogo com as iniciativas do setor privado e da sociedade civil
2.1 “Aprimorar e manter atualizados os mecanismos de comunicação entre os órgãos e instiuições que compõem o Sistema Nacional de Cultura e a sociedade (…)”
2.4 (alteração sobre o texto revisto pelo CNPC) suprimir a virgula depois de direitos autorais
2.6 “(…) a valorização e a preservação do patrimônio cultural e ambiental.” (O grupo considerou ser necessário especificar a qual patrimônio o texto se refere e a relação com o meio ambiente, especificamente no que se refere as manifestações tradicionais)
2.7 “(…) política intersetorial de cultura, turismo e meio ambiente, estabelecendo modelos de financiamento e gestão compartilhada e em rede”
2.8 “(…) para a implementação, acompanhamento, monitoramento e avaliação de ações de valorização (…)”
2.9 “Instituir fórum de discussão e definição de marcos legais (…)”
novas diretrizes
2.10 Criar programas de capacitação de gestores culturais governamentais e da sociedade civil na linha de elaboração de projetos e execução orçamentária, articulando os órgãos federais, estaduais e municipais de cultura.
2.11 Consolidar e disponibilizar nos meios de comunicação banco de dados sobre as manifestações culturais e artísticas brasileiras, por meio do Sistema Nacional de Informações Culturais e do Sistema de Acompanhamento e Avaliação do PNC.
Participação do Leitor
Espaço reservado exclusivamente para comentários acerca da matéria ou publicação veiculada nesta página. Solicitação de informações ou dúvidas devem ser encaminhadas por meio do Fale com o Ministério; reclamações ou denúncias devem ser dirigidas para Ouvidoria.