O texto abaixo apresenta avaliações e sugestões de adequação das diretrizes. As propostas de alteração do texto do caderno do Plano e da revisão do Conselho Nacional de Política Cultural estão marcadas em negrito e itálico, no trecho correspondente citado entre aspas.
1| Criação, conservação, preservação e valorização do patrimônio artístico e cultural diversificado
1.1 “Realizar programas de resgate, preservação e difusão da memória artística e cultural dos grupos que compõem a sociedade brasileira, especialmente aqueles que tenham sido vítimas de discriminação e marginalização, como os indígenas, ciganos, ribeirinhos, pescadores, os afro-brasileiros, os quilombolas e moradores de zonas rurais e urbanas periféricas ou degradadas.”
1.7 “Inclusão de conteúdos de educação patrimonial nos currículos escolares e regulamentação do ensino desses conhecimentos.”
2| Estímulo à reflexão sobre as artes e a cultura
2.1 “Estimular a criação e desenvolvimento de projetos e estudos que visem a pesquisa sobre a diversidade memória cultural brasileira, por meio da concessão de prêmios, linhas de financiamento e bolsas de estudo. Fomentar especialmente a reflexão e o debate público sobre questões de cidadania, pluralidade simbólica e economia da cultura.”
Participação do Leitor
Espaço reservado exclusivamente para comentários acerca da matéria ou publicação veiculada nesta página. Solicitação de informações ou dúvidas devem ser encaminhadas por meio do Fale com o Ministério; reclamações ou denúncias devem ser dirigidas para Ouvidoria.