Brasil Acesso à Informação
quinta-feira, 24 de maio de 2012 RSS Ouvidoria Fale com o Ministério
« Voltar Imprimir

Inclusão de Pessoas com Deficiência

Oficina Nacional será realizada no Rio de Janeiro, de 16 a 18 de outubro

A Oficina Nacional de Indicação de Políticas Públicas Culturais para Inclusão de Pessoas com Deficiência, uma promoção do Ministério da Cultura, por meio da Secretaria da Diversidade e da Identidade Cultural (SID/MinC), e do Ministério da Saúde, através da Fundação Oswaldo Cruz (Fiocruz), será realizada de 16 a 18 de outubro, no Rio Othon Palace, no Rio de Janeiro.

O secretário da SID/MinC e ministro da Cultura interino, Sergio Mamberti, participa da abertura do encontro assim como o vice-presidente da Fiocruz, Paulo Gadelha, e o diretor Antonio Ivo de Carvalho, da Escola Nacional de Saúde Pública da Fiocruz.

Com base na Convenção sobre a Proteção e Promoção da Diversidade das Expressões Culturais, da Organização das Nações Unidas para a Educação, a Ciência e a Cultura (Unesco), a SID/MinC tem como caráter estratégico formular e implementar políticas públicas que estimulem ações transversais de promoção da diversidade cultural brasileira. As pessoas com deficiência representam um importante segmento social tradicionalmente excluído das políticas públicas.

A oficina é direcionada a artistas, gestores públicos, pesquisadores e agentes culturais da sociedade civil representativos do campo da produção cultural das pessoas com deficiência. A partir deste processo participativo a oficina deverá indicar diretrizes e ações para o MinC no sentido de contribuir para a construção de políticas culturais de fomento, difusão, patrimônio e acessibilidade para pessoas com
deficiência.

Considerando o potencial das atividades culturais produzidas por pessoas com deficiência, a SID/MinC e a Fiocruz acreditam na necessidade de implementação de uma nova visão de política cultural, onde o respeito às identidades possam fomentar um país mais democrático no sentido de facultar a todos: o direito à criação; à produção cultural, e sua plena fruição e difusão.

Veja o folder da Oficina.

Informações: (21) 3882-9105, no Laboratório de Estudos e Pesquisas em Saúde Mental e Atenção Psicossocial da Fiocruz (Avenida Brasil, 4036/506 – Manguinhos, Rio de Janeiro).

Compartilhe:
  • Digg
  • del.icio.us
  • Facebook
  • Google Bookmarks
  • MySpace
  • TwitThis
  • email
  • LinkedIn

Participação do Leitor

Espaço reservado exclusivamente para comentários acerca da matéria ou publicação veiculada nesta página. Solicitação de informações ou dúvidas devem ser encaminhadas por meio do Fale com o Ministério; reclamações ou denúncias devem ser dirigidas para Ouvidoria.

*

max. 1000 caracteres


Regras para comentários:

1. Os comentários terão moderação desta Assessoria de Comunicação.

2. Comentários que fujam ao teor da matéria serão excluídos.

3. Ofensas e quaisquer outras formas de difamação não serão publicadas.

4. Não publicamos denúncias. Nestes casos, serão enviadas à Ouvidoria, que as encaminhará aos órgãos cabíveis.

5. A postagem de comentários com links de matérias não produzidas por este ministério será excluída.

6. Respostas a questionamentos e esclarecimentos exigem consulta, impedindo-nos, por vezes, retorno imediato.