Brasília – Uma iniciativa que possibilita o acesso a computadores e à internet na periferia de Fortaleza irá representar o Brasil em um intercâmbio de experiências de inclusão digital com a África do Sul e a Índia, no ano que vem. O caso da cooperativa Pirambu Digital foi o escolhido pelo público presente à 7ª Oficina para Inclusão Digital, realizada em Belém entre os dias 4 e 7 de novembro.
Participantes do projeto poderão receber representantes de iniciativas de sucesso desses países para troca de experiências e viajar até lá para conhecer de perto as soluções locais encontradas para promover a inclusão digital.
O diretor administrativo-financeiro da cooperativa, Bruno Queiroz, comemorou principalmente a oportunidade de conhecer a tecnologia desenvolvida pela Índia, que segundo ele, é o maior exportador de softwares do mundo.
“Ter a oportunidade de conhecer a experiência tecnológica da Índia vai ser muito importante para a cooperativa Pirambu Digital e para o Ceará. Representar o Brasil em uma visita dessas e recebê-los aqui vai ser uma experiência fabulosa para nós”, diz.
A Pirambu Digital oferece serviços de desenvolvimento de software, criação de sites, manutenção de computadores, criação de projetos de redes e implantação de projetos de inclusão digital, além de cursos de informática e inglês. Em contrapartida aos serviços utilizados, todos têm que desenvolver trabalhos sociais para a comunidade.
Uma das iniciativas da Pirambu Digital é o chamado condomínio virtual, que oferece internet, computadores e treinamento para facilitar o acesso da comunidade à rede mundial de computadores.
A cooperativa começou com um grupo de jovens do Bairro Pirambu, que se formaram pelo Centro Federal de Educação Tecnológica (Cefet), e resolveram voltar para sua comunidade e criar serviços de acesso às tecnologias da informação. A comunidade tem 350 mil habitantes e é conhecida pelos altos índices de violência e baixo desenvolvimento social.
Participação do Leitor
Espaço reservado exclusivamente para comentários acerca da matéria ou publicação veiculada nesta página. Solicitação de informações ou dúvidas devem ser encaminhadas por meio do Fale com o Ministério; reclamações ou denúncias devem ser dirigidas para Ouvidoria.