O Brazilian TV Producers (BTVP) – uma parceria entre a Secretaria do Audiovisual do Ministério da Cultura (SAv/MinC), Agência Brasileira de Promoção de Exportações e Investimentos (Apex-Brasil) e Associação Brasileira de Produtores Independentes de Televisão (ABPI-TV) – lança o Programa Internacional de Capacitação (PIC) para Animação e Documentário. De 23 de janeiro a 6 de março, as produtoras de todo o Brasil poderão se inscrever para participar da iniciativa que busca aprimorar a produção audiovisual de animação para o mercado nacional e internacional.
Em maio de 2009, acontecerá o PIC para Séries de Animação, com a seleção de 25 projetos dentre os inscritos. Eles passarão por um intenso ‘workshop’ com especialistas internacionais, que orientarão os produtores no desenvolvimento dos projetos para que posteriormente possam firmar co-produções com canais de TV, no Brasil e no mundo. Em junho de 2009, os selecionados participarão de um ‘pitching’ com canais de televisão públicos e privados durante o Fórum Brasil em São Paulo. O PIC para Documentários será realizado no segundo semestre do ano.
Para o secretário do Audiovisual do MinC, Silvio Da-Rin, o Programa Internacional de Capacitação que o BTVP convoca para o ano de 2009 é formado por um conjunto de atividades absolutamente convergentes com as políticas públicas da Secretaria do Audiovisual do MinC. “O programa começa focalizando a Animação, objeto do Programa Nacional para o Desenvolvimento da Animação Brasileira, lançado em outubro do ano passado pelo ministro Juca Ferreira. Sempre que possível, a Secretaria do Audiovisual tem procurado fazer seus programas de fomento acompanhados de ações de capacitação, de modo a contribuir para a progressiva elevação do nível de profissionalização de nossos produtores, em todos os segmentos de mercado”, avalia.
Para o gestor do Brazilian TV Producers na Apex-Brasil, Bruno Amado, o projeto de capacitação complementa um trabalho que vem sendo feito pela Apex-Brasil, no sentido de promover o conteúdo de TV. “Nós já fazemos a promoção e agora queremos aumentar a massa crítica de exportadores por meio do programa de capacitação”, diz.
Segundo o presidente da ABPI-TV, Fernando Dias, “muitos profissionais brasileiros já obtiveram reconhecimento da qualidade de seu trabalho. A meta agora é aumentar a base de produtoras atuando no mercado internacional, qualificando-as a trabalhar em parceria com profissionais e canais de TV dos mais diferentes países do mundo”.
O ‘workshop’ reunirá um time qualificado de especialistas internacionais como Jacques Bensimon, ex-presidente do National Film Board of Canadá; Heather Kenyon, ex-diretora de Programação da Cartoon Networks; Tanya Kelen, especialista em distribuição da Breakthrough Films Canadá; Emanuelle Petrie, especialista em mercado internacional e responsável pelo departamento de co-produção internacional da Nelvana; Madeleine Levesque, vice-presidente da 9 Story Entertainment; e Cathy Chilco, produtora responsável pela difusão internacional e realização do programa Vila Sésamo.
Inscrição – De 23 de janeiro a 6 de março, estarão abertas as inscrições para o PIC para Séries de Animação, cujo regulamento já está disponível no site www.braziliantvproducers.com. No dia 10 de março, será publicada a lista com os projetos habilitados. Os critérios da banca examinadora, formada por especialistas internacionais, serão excelência e pertinência dos projetos para o mercado internacional e sua viabilidade. Os nomes dos 25 selecionados serão anunciados no dia 17 de abril. O ‘workshop’ acontecerá de 4 a 8 de maio, em São Paulo, e a programação das aulas inclui palestras, oficinas e consultoria individual. Os participantes receberão apoio para acomodação e transporte.
Programa BTVP
Criado em 2004, o Programa de Exportação Brazilian TV Producers (BTVP) tem como objetivo promover o conteúdo audiovisual independente no mercado internacional. O BTVP viabiliza co-produções e parcerias comerciais e oferece o apoio de renomados consultores internacionais como Jacques Bensimon, especialistas em planejamento e estratégias de mercado, e Heather Kenyon, em desenvolvimento de projetos de animação. A iniciativa é realizada pela ABPI-TV em parceria com a SAv/MinC e a Apex-Brasil, do Ministério do Desenvolvimento, Indústria e Comércio Exterior, que aportam recursos ao Programa.
Graças à atuação do BTVP, o Brasil hoje é considerado um importante mercado e integra o plano de negócios de co-produção de inúmeras TVs e produtoras internacionais. Em apenas quatro anos, o Programa possibilitou a concretização de 50 projetos para TV, em parceria com 12 países: Alemanha, Canadá, Espanha, EUA, França, Índia, Inglaterra, Japão, Malásia, Portugal, República Checa e Singapura. Esteve presente em dezenas de eventos internacionais, realizados em nove diferentes países – Rússia, França, Alemanha, Japão, China, EUA, Canadá, Argentina e Espanha.
O volume dos negócios fechados contabilizou mais de 50 milhões de dólares e as produções brasileiras foram veiculadas em 118 países. Neste ano, o Programa participará de diversos importantes eventos nacionais e internacionais, como o KidScreen Summit, Rendez-Vous Sofia Bulgaria, MIPTV, Fórum Brasil, Sunny Side of the Doc, Ottawa Animation Festival, Rio Market/Festival e MipCom.
BTVP Animação
Desde o início, o Programa de Exportação Brazilian TV Producers apóia a animação brasileira e 35% de seus associados produzem séries de animação. Em 2008, foi desenvolvido um trabalho de capacitação piloto com a consultora Heather Kenyon, que assessorou individualmente produtores brasileiros no desenvolvimento de projetos.
As séries infantis brasileiras, realizadas em co-produção internacional, estão em exibição em mais de 40 países e veiculados por diversas emissoras – TVO Kids, Discovery Kids, Discovery Latin America, CBC-Radio Canada, Tree House, TPS Jeunesse, Kika Kinder Kanal, RAI, Al Jazeera, para citar algumas.
Atualmente, existe mais de uma dezena de co-produções de séries de animação para TV em andamento – Meu Amigãozão, NEO e Quarto do Jobi (2D Lab); Princesas do Mar (Flamma); Minhocas e Haunted Tales for Wicked Kids (Glaz); Anabel, Pinguiniks (Martinelli); Doggy Day Care (Mixer); e Peixonauta e Magnitika (TV Pinguim); para citar algumas – e cerca de 40 projetos de séries de animação em busca de co-produção internacional.
Participação do Leitor
Espaço reservado exclusivamente para comentários acerca da matéria ou publicação veiculada nesta página. Solicitação de informações ou dúvidas devem ser encaminhadas por meio do Fale com o Ministério; reclamações ou denúncias devem ser dirigidas para Ouvidoria.