Durante dez dias – de 17 a 26 de abril – acontecerá, em Salvador, a 9ª Bienal do Livro da Bahia, considerado o evento literário mais importante do estado. Nesta edição, o país homenageado será a França, em virtude das comemorações do Ano da França no Brasil – França.Br, que será oficialmente aberto no dia 21 de abril, no Rio de Janeiro, pelos Ministérios da Cultura (MinC) e das Relações Exteriores (MRE), juntamente com o governo francês.
Dessa forma, a Bienal do Livro da Bahia será um dos primeiros eventos brasileiros a integrar a lista das atividades que serão desenvolvidas em todo o país até 15 de novembro, em homenagem àquele país do continente europeu. Autores franceses estarão presentes no maior acontecimento literário baiano, dentre eles, Jerôme Souty e Benoit Peters. A vida do fotógrafo e etnólogo Pierre Verger será enfatizada durante a realização da feira. Homenagem especial também será feita aos escritores brasileiros Jorge Amado e Zélia Gattai.
Os números da nona edição da bienal baiana impressionam. Serão 385 expositores e mais de 250 autores no evento, que vai se desenvolver numa área de 16 mil m² no Centro de Convenções da Bahia. A expectativa é de que 260 mil pessoas visitem a feira, que disponibilizará uma variada programação cultural, incluindo os espaços Café Literário, Arena Jovem OI, Circo das Letras e Praça do Cordel e Poesia.
O MinC e o Livro no Nordeste
A Bienal do Livro da Bahia é uma promoção e realização da Fagga Eventos, que incluiu em seu programa, nos dias 22 e 23, a execução do II Fórum da Rede Nordeste do Livro e da Leitura – Reflexões sobre o livro na Bahia e no Nordeste. Essa atividade estará a cargo do Ministério da Cultura, por meio de sua Representação Regional do Nordeste, e da Secretaria de Cultura do Estado da Bahia.
Participarão do fórum o coordenador de Articulação Federativa do Programa Mais Cultura do MinC, Fabiano dos Santos; o secretário executivo do Plano Nacional do Livro e Leitura (PNLL), José Castilho; a chefe da Representação Regional do MinC no Nordeste, Tarciana Portella; além de secretários de Cultura e de Educação estaduais e municipais, escritores, professores, livreiros, bibliotecários e outros profissionais envolvidos nas questões do livro, da leitura e da literatura.
Literatura Nacional e Regional – Além de escritores conhecidos nacionalmente, como Antonio Calloni, Luiz Ruffato, Rubem Alves, Mary Del Priore, Nelson Mota, Moacir Scliar, Flávio Carneiro e Gilberto Dimenstein, o evento literário contará com a presença de autores nordestinos, atingindo, só na Praça de Cordel e Poesia, o número de 101 poetas. Eles estarão representando vários municípios do estado da Bahia. A literatura produzida no território baiano e nos demais estados do Nordeste ocupará todas as sessões culturais que compõem a 9ª Bienal do Livro da Bahia.
Acesse toda a programação do evento no site www.bienaldolivrobahia.com.br.
Informações: (71) 3797-0525.
Saiba mais sobre o Ano da França no Brasil e sua programação oficial.
(Gláucia Ribeiro Lira, CGLL/MinC)
Participação do Leitor
Espaço reservado exclusivamente para comentários acerca da matéria ou publicação veiculada nesta página. Solicitação de informações ou dúvidas devem ser encaminhadas por meio do Fale com o Ministério; reclamações ou denúncias devem ser dirigidas para Ouvidoria.