sexta-feira, 10 de fevereiro de 2012 RSS Ouvidoria Fale com o Ministério
« Voltar Imprimir

Visita guiada ao bairro imperial de São Cristóvão abre no Rio Semana Nacional de Museus

Agência Brasil - DF, Paulo Virgiliio, 17/05/2009

Um passeio pelos principais museus do bairro imperial de São Cristóvão, na zona norte do Rio, é uma das atrações que…

Um passeio pelos principais museus do bairro imperial de São Cristóvão, na zona norte do Rio, é uma das atrações que antecedem neste domingo (17) a abertura oficial da 7ª Semana Nacional de Museus, marcada para amanhã (18), às 18h, na Universidade Federal do Estado (UniRio). O evento tem como tema este ano Museus e Turismo.

Elaborado pela Secretaria Especial de Turismo da Prefeitura do Rio e totalmente gratuito, o roteiro Turismo Cultural no Bairro Imperial está inserido na proposta da Semana Nacional de Museus. Quatro ônibus, com guias de turismo e saídas a cada 40 minutos, estão partindo até as 16h horas de hoje da Quinta da Boa Vista para levar os visitantes a cinco museus do bairro.

No circuito estão o Museu Militar Conde de Linhares, o Museu do Primeiro Reinado (Casa da Marquesa de Santos), o Museu de Astronomia e Ciências Afins (Mast), o Museu Maçônico e o Museu Nacional. Nesse último, instalado no antigo Palácio Imperial da Quinta da Boa Vista, os visitantes podem percorrer a exposição permanente Dinossauros no Sertão, inaugurada na última sexta-feira (15). A mostra exibe réplicas e fósseis originais encontrados na região do Araripe, no Ceará, e tem como destaque a maior reconstrução de um dinossauro carnívoro já montado no país, o angaturama limai.

A Guarda Municipal do Rio, que já mantém no parque o projeto de visitas guiadas Por Dentro da Quinta, também participa do roteiro. Dois guardas especialmente treinados para a tarefa guiam os visitantes pelos principais pontos históricos e turísticos do parque, projetado no século 19 pelo paisagista francês Auguste Glaziou. A Quinta da Boa Vista foi a residência oficial das famílias real e imperial até 1889.

Outro local histórico está integrado à programação da Semana Nacional de Museus. Desde ontem (16), o Espaço Cultural da Marinha oferece, das 13h às 16h, visitas à Ilha Fiscal, cenário do último baile do império, com meia entrada para museólogos e profissionais de museus. As visitas poderão ser feitas diariamente até o próximo domingo (24). A Diretoria do Patrimônio Histórico e Cultural da Marinha também está realizando hoje visitas guiadas ao Museu Naval, situado na Praça Quinze de Novembro, no centro do Rio.

Até o encerramento da semana, 190 museus e centros culturais do estado do Rio estarão promovendo atividades relacionadas ao evento. As atrações oferecidas ao público, em sua maior parte com entrada gratuita, incluem exposições, visitas guiadas, espetáculos de teatro, dança e música, oficinas, seminários e mesas redondas.

Algumas dessas atividades já fazem parte do calendário dos museus cariocas, como o projeto Música no Museu, que oferece concertos gratuitos e todo mês de maio realiza o Festival Internacional de Harpa do Rio de Janeiro, o Rio Harp Festival.

A cerimônia de lançamento da 7ª Semana Nacional de Museus, no Auditório Vera Janacopulus, da UniRio, na Urca, contará com a presença dos ministros da Cultura, Juca Ferreira, do Turismo, Luiz Barreto, e do presidente do Instituto Brasileiro de Museus (Ibram), José do Nascimento Júnior.

Compartilhe:
  • Digg
  • del.icio.us
  • Facebook
  • Google Bookmarks
  • MySpace
  • TwitThis
  • email
  • LinkedIn
Reproduzido conforme o original, com informações e opiniões de responsabilidade do veículo.

Participação do Leitor

Espaço reservado exclusivamente para comentários acerca da matéria ou publicação veiculada nesta página. Solicitação de informações ou dúvidas devem ser encaminhadas por meio do Fale com o Ministério; reclamações ou denúncias devem ser dirigidas para Ouvidoria.

*

max. 1000 caracteres


Regras para comentários:

1. Os comentários terão moderação desta Assessoria de Comunicação.

2. Comentários que fujam ao teor da matéria serão excluídos.

3. Ofensas e quaisquer outras formas de difamação não serão publicadas.

4. Não publicamos denúncias. Nestes casos, serão enviadas à Ouvidoria, que as encaminhará aos órgãos cabíveis.

5. A postagem de comentários com links de matérias não produzidas por este ministério será excluída.

6. Respostas a questionamentos e esclarecimentos exigem consulta, impedindo-nos, por vezes, retorno imediato.