Prefeitos, gestores culturais, produtores e artistas de 52 municípios do semiárido paraibano participam nesta sexta-feira, 28 de agosto, da oficina de capacitação do Edital Microprojetos Mais Cultura, que acontece no município de Pombal, no auditório da Escola Monsenhor Vicente de Freitas (Polivalente), a partir das 8h.
A iniciativa objetiva esclarecer sobre o edital, que prevê o financiamento não reembolsável de Microprojetos Mais Cultura na região do semiárido brasileiro e tem como finalidade fomentar e incentivar artistas, grupos artísticos independentes e pequenos produtores culturais. O Microprojetos Mais Cultura é a primeira ação do Ministério da Cultura direcionada ao financiamento de projetos culturais voltados a jovens entre 17 e 29 anos do semiárido.
Para a Paraíba, será destinado R$ 1,8 milhão para financiar projetos nos 170 municípios do estado localizados no semiárido. A ação do Programa Mais Cultura, do MinC, é desenvolvida em parceria com a Fundação Nacional de Artes (Funarte), Banco do Nordeste (BNB), por meio do Instituto Nordeste Cidadania (INEC), e Secretaria de Estado de Cultura da Paraíba.
A capacitação será coordenada por Laura Proto, representante da Funarte. Serão realizados debates sobre as ações do Programa Mais Cultura, assim como o Sistema Nacional de Cultura (SNC) e a importância da realização das Conferências Municipais de Cultura. Estão confirmadas as presenças de Ricardo Pinto, diretor do Centro Cultural BNB-Sousa; Alice Monteiro, presidente do Fórum do Cariri Paraibano; e Valquíria Farias, Gerente de Cultura da Secretaria de Estado da Educação e Cultura.
Microprojetos Mais Cultura
Ao todo, o Microprojetos Mais Cultura investirá R$ 13,5 milhões em cerca de 1.200 municípios dos 11 estados que integram a região do semiárido – Paraíba, Alagoas, Ceará, Piauí, Bahia, Rio Grande do Norte, Sergipe, Maranhão, Pernambuco, Minas Gerais e Espírito Santo.
Seis segmentos serão atendidos pelo Microprojetos Mais Cultura: artes visuais, artes cênicas, música, literatura, audiovisual e artes integradas. Cada iniciativa receberá de um a 30 salários mínimos. Os projetos deverão ser realizados e concluídos em um ano, a partir da data de assinatura do contrato entre os contemplados e o BNB.
Edital – Podem participar do Edital Microprojetos Mais Cultura pessoas físicas com idade igual ou superior a 18 anos e que residam há pelo menos dois anos nos municípios onde pretendem realizar seus projetos; e pessoas jurídicas, sem fins lucrativos, que desenvolvam projetos socioculturais há pelo menos um ano e que tenham sua sede no município onde pretendem realizar suas ações.
(Emília Bizzotto e Rafael Ely, SAI/MinC)
Participação do Leitor
Espaço reservado exclusivamente para comentários acerca da matéria ou publicação veiculada nesta página. Solicitação de informações ou dúvidas devem ser encaminhadas por meio do Fale com o Ministério; reclamações ou denúncias devem ser dirigidas para Ouvidoria.