O ministro da Cultura, Juca Ferreira, participa da 17ª Sessão da Assembleia Geral dos Estados Partes da Convenção do Patrimônio Mundial da Organização das Nações Unidas para a Educação, a Ciência e a Cultura (Unesco), que será realizada em Paris, no período de 23 a 28 de outubro próximos.
Acompanham o ministro na viagem o presidente do Instituto do Patrimônio Histórico e Artístico Nacional (Iphan/MinC), Luiz Fernando de Almeida, e o diretor de Relações Internacionais do MinC, Marcelo Dantas. A missão brasileira vai à reunião apresentar as credenciais do país para assumir a Presidência do Comitê do Patrimônio Mundial, no próximo ano, e também apoiar os interesses dos países que integram o Mercosul Cultural.
Trata-se de um encontro administrativo entre ministros para discutir a utilização dos recursos do
Fundo do Patrimônio Mundial e sua prestação de contas, dentre outras coisas. A Convenção do Patrimônio Mundial já conta com a adesão de 186 países.
Comitê Gestor
O Comitê do Patrimônio Mundial é composto por 22 países e o Brasil faz parte do grupo desde outubro de 2007, quando venceu as eleições para cumprir um mandato de quatro anos. A próxima reunião será realizada em Brasília, em julho de 2010, já sob a presidência brasileira, e vai discutir uma pauta técnica, que inclue temas como o da definição da lista dos bens do Patrimônio Mundial a serem resguardados.
O Comitê tem o mais elevado conceito dentro da divisão cultural da Unesco, tanto pela grande repercussão da Convenção do Patrimônio Mundial de 1972, quanto pela qualidade política que o fórum adquiriu nos últimos anos.
(Patrícia Saldanha, Comunicação Social/MinC)
Participação do Leitor
Espaço reservado exclusivamente para comentários acerca da matéria ou publicação veiculada nesta página. Solicitação de informações ou dúvidas devem ser encaminhadas por meio do Fale com o Ministério; reclamações ou denúncias devem ser dirigidas para Ouvidoria.