sexta-feira, 10 de fevereiro de 2012 RSS Ouvidoria Fale com o Ministério
« Voltar Imprimir

Baiana de Acarajé

Presidente da República sanciona lei instituindo data comemorativa no calendário nacional

A edição desta quarta-feira, 20 de janeiro, do Diário Oficial da União traz a sanção presidencial para quatro leis que criam novas datas comemorativas no calendário brasileiro. Dentre essas, o Dia Nacional da Baiana de Acarajé, a ser celebrado em 25 de novembro.

Desde 2004, a profissão daquelas que se dedicam a fazer e vender a tradicional iguaria nas ruas das cidades do estado da Bahia, em especial, foi regulamentada. Assim como, também, o ofício já foi registrado como bem cultural de natureza imaterial pelo Instituto do Patrimônio Histórico e Artístico Nacional. Saiba mais.

O acarajé, que surgiu como oferenda nos terreiros de Candomblé, é atualmente vendido por cerca de cinco mil baianas na capital soteropolitana. No ano passado, elas foram homenageadas com a inauguração do Memorial da Baiana de Acarajé, em Salvador, que apresenta a tradição e a história do ofício.

Datas Comemorativas - Também foram publicadas leis que instituem três outras datas comemorativas: o Dia Nacional da Câmara Júnior, 11 de dezembro; o Dia Nacional da Comunidade Ucraniana, 24 de agosto; e o Dia Nacional do DeMolay, 18 de março. Além de um dia de celebração, as datas são uma oportunidade para refletir sobre os temas de homenagem.

(Marcos Agostinho, Comunicação Social/MinC)

Compartilhe:
  • Digg
  • del.icio.us
  • Facebook
  • Google Bookmarks
  • MySpace
  • TwitThis
  • email
  • LinkedIn

Participação do Leitor

Espaço reservado exclusivamente para comentários acerca da matéria ou publicação veiculada nesta página. Solicitação de informações ou dúvidas devem ser encaminhadas por meio do Fale com o Ministério; reclamações ou denúncias devem ser dirigidas para Ouvidoria.

*

max. 1000 caracteres


Regras para comentários:

1. Os comentários terão moderação desta Assessoria de Comunicação.

2. Comentários que fujam ao teor da matéria serão excluídos.

3. Ofensas e quaisquer outras formas de difamação não serão publicadas.

4. Não publicamos denúncias. Nestes casos, serão enviadas à Ouvidoria, que as encaminhará aos órgãos cabíveis.

5. A postagem de comentários com links de matérias não produzidas por este ministério será excluída.

6. Respostas a questionamentos e esclarecimentos exigem consulta, impedindo-nos, por vezes, retorno imediato.



3 comentários

  • Claudia Baiana

    28 de janeiro de 2011

    Pouco se avançou em relação às Baianas de Acarajé!
    Em se tratando da Municipalidade brasileira, existe uma
    persistência em se discriminalizar essa mulheres,
    que pelo seu ofício representa, sem qualquer dúvida,
    a força da mulher brasileira. Ora, o que há de ser do
    conhecimento dos fazeres se não houver a prática.
    Certamente em pouco tempo só existirão fotos das
    Baiana afixadas em museus do Brasil.
    A ABAAM está se organizando nacionamente para evitar
    que isso ocorra.. Sou uma das coordenadoras vamos
    lutar pela conscientização da Prefeituras solicitando
    sim, o apoio.
    Claudia Baiana
    Baiana de Niterói – Rio de Janeiro

  • rita de cassia silva santos

    28 de setembro de 2010

    Prezados senhores.
    Solicitamos informações sobre baiana de acarajé (história).
    Atenciosamente, Rita de Cassia Silva Santos
    rita.silva@ba.sebrae.com.br

  • Luiz Dantas

    20 de janeiro de 2010

    Parabéns por essa ação de respeito a tradição.
    Essas matriarcas são um exemplo de dedicação e trabalho, de luta pela manutenção de suas tradições ancestrais, pelo respeito aos seus símbolos e crenças.