Brasil Acesso à Informação
sexta-feira, 25 de maio de 2012 RSS Ouvidoria Fale com o Ministério
« Voltar Imprimir

Itaú Cultural lança editais do programa Rumos

Pineiro - Caxias do Sul, por Carlinhos Santos, em 04/03/2010

O programa Rumos Itaú Cultural lançou na terça-feira, em São Paulo, quatro novos editais para o fomento, articulação, diálogo, formação e mapeamento da produção cultural brasileira. A novidade é o Rumos Teatro, que se alia aos programas de música, literatura e pesquisa, viabilizando, por meio de editais, projetos de artistas brasileiros.

O Rumos Teatro pretende reunir duplas de grupos de teatro de diferentes cidades brasileiras para o desenvolvimento de projetos em parceria. A ideia é compartilhar práticas, pesquisas ou questões que interessem às duas formações.

Quatro categorias diferentes são contempladas pelo Rumos Música: mapeamento, para evidenciar artistas e grupos, coletivo, reunindo intérpretes e coletivos de diferentes regiões do Brasil, infantil, e homenagem que, neste caso, tem três focos de criação, um fonograma do maestro Rogério Duprat, um do músico Elpídio dos Santos e versos de Navio Negreiros, de Castro Alves. Já a produção e a crítica literária são foco do Rumos Literatura, que selecionará até 10 projetos.

Chegando a sua 13ª edição, o programa evidencia uma ação cultural estruturada do Itaú Cultural para as artes brasileiras. O orçamento do programa é de R$ 11 milhões, boa parte através de renúncia fiscal via Lei Rouanet.

- Fomentar a cena, a produção, o conhecimento e a pesquisa dos vários mundos culturais Brasil afora são objetivos que mobilizam esse programa – disse na coletiva o superintendente de atividades culturais do Itaú Cultural, Eduardo Saron.

Há ainda o edital para o segmento de Pesquisa, que visa mapear e registrar pesquisas acadêmicas de relevância sobre a produção artística do país. Os editais, critérios de seleções e valores dos projetos poderão ser conferidos em breve no www.itaucultural.org.br/rumos. As inscrições vão até 30 de junho.

Compartilhe:
  • Digg
  • del.icio.us
  • Facebook
  • Google Bookmarks
  • MySpace
  • TwitThis
  • email
  • LinkedIn
Reproduzido conforme o original, com informações e opiniões de responsabilidade do veículo.

Participação do Leitor

Espaço reservado exclusivamente para comentários acerca da matéria ou publicação veiculada nesta página. Solicitação de informações ou dúvidas devem ser encaminhadas por meio do Fale com o Ministério; reclamações ou denúncias devem ser dirigidas para Ouvidoria.

*

max. 1000 caracteres


Regras para comentários:

1. Os comentários terão moderação desta Assessoria de Comunicação.

2. Comentários que fujam ao teor da matéria serão excluídos.

3. Ofensas e quaisquer outras formas de difamação não serão publicadas.

4. Não publicamos denúncias. Nestes casos, serão enviadas à Ouvidoria, que as encaminhará aos órgãos cabíveis.

5. A postagem de comentários com links de matérias não produzidas por este ministério será excluída.

6. Respostas a questionamentos e esclarecimentos exigem consulta, impedindo-nos, por vezes, retorno imediato.