Brasil Acesso à Informação
sexta-feira, 25 de maio de 2012 RSS Ouvidoria Fale com o Ministério
« Voltar Imprimir

Festival de Curitiba começa testando a paciência de convidados; ministro promete investimentos

UOL | Entretenimento | Últimas Notícias, por Roberto Moreno, em 17/03/2010 (10h)

Com quase duas horas de atraso, foi aberto nesta terça-feira (16) o 19° Festival de Teatro de Curitiba. Prevista para as 19h, a cerimônia atrasou por um “detalhe técnico”, segundo um funcionário da organização. Cerca de mil convidados aguardaram pacientemente na entrada do teatro Ópera de Arame, sob um frio repentino de 15°C. Até mesmo gente da cidade sofreu com o vento gelado, usando camisas de mangas curtas ou vestidos de verão. Durante a tarde, a temperatura em Curitiba era de 28°C.

Por volta das 20h30, com o público já protegido do frio no interior do teatro, foi revelado que o “detalhe técnico” era o atraso do ministro da Cultura, Juca Ferreira. Os discursos começaram enquanto o ministro ainda entrava na Ópera de Arame.

Em sua fala, Ferreira lembrou o desalinhamento do Ministério com o meio teatral e prometeu novos tempos, com parcerias através da Funarte, e dinheiro – parte da verba de R$ 820 milhões do Fundo Nacional de Cultura para 2010 deve ser direcionada a uma frente setorial de artes cênicas para financiamento direto de espetáculos. O ministro ainda comparou a importância do Festival de Curitiba para o teatro com a do Festival de Gramado para o cinema.

Estreia de fato

Encerrada a parte burocrática do evento, o grupo Galpão, de Belo Horizonte, apresentou o primeiro espetáculo desta edição do Festival, “Till, a Saga de Um Herói Torto”.

A programação continua nesta quarta, com 80 espetáculos a partir das 10h. Serão peças selecionadas pela curadoria do evento e da mostra Fringe, definida como uma “vitrine para a diversidade e descobertas”. Os ingressos custam R$ 45, sendo que há espetáculos gratuitos na mostra Fringe. O Festival de Curitiba segue até dia 28/3.

O programa completo com horários, locais das apresentações e preços pode ser verificadas no site oficial do evento: www.festivaldecuritiba.com.br.

*O jornalista viajou a convite do festival.

Compartilhe:
  • Digg
  • del.icio.us
  • Facebook
  • Google Bookmarks
  • MySpace
  • TwitThis
  • email
  • LinkedIn
Reproduzido conforme o original, com informações e opiniões de responsabilidade do veículo.

Participação do Leitor

Espaço reservado exclusivamente para comentários acerca da matéria ou publicação veiculada nesta página. Solicitação de informações ou dúvidas devem ser encaminhadas por meio do Fale com o Ministério; reclamações ou denúncias devem ser dirigidas para Ouvidoria.

*

max. 1000 caracteres


Regras para comentários:

1. Os comentários terão moderação desta Assessoria de Comunicação.

2. Comentários que fujam ao teor da matéria serão excluídos.

3. Ofensas e quaisquer outras formas de difamação não serão publicadas.

4. Não publicamos denúncias. Nestes casos, serão enviadas à Ouvidoria, que as encaminhará aos órgãos cabíveis.

5. A postagem de comentários com links de matérias não produzidas por este ministério será excluída.

6. Respostas a questionamentos e esclarecimentos exigem consulta, impedindo-nos, por vezes, retorno imediato.