Bibliotecas públicas de municípios com até 20 mil habitantes começaram a receber os kits de modernização do Edital Mais Cultura de Modernização de Bibliotecas Públicas Municipais. Até o final do ano, todos os 200 selecionados no edital serão contemplados. Os primeiros caminhões começaram a sair agora em setembro da Fundação Biblioteca Nacional (FBN), no Rio de Janeiro. Ao todo, o Ministério da Cultura (MinC) está investindo R$ 6,8 milhões, através do Programa Mais Cultura, na modernização de bibliotecas públicas municipais de cidade de pequeno porte.
O edital recebeu 926 propostas e habilitou 453 na primeira fase – de análise documental. Do total de habilitados, 230 foram classificadas, ou seja, obtiveram nota igual ou superior ao mínimo exigido (45 pontos). O edital previa a premiação de 100 projetos, mas os recursos foram ampliados e 200 cidades serão contempladas.
Cada kit de modernização é composto de mil livros, mobiliários e itens de ambiência e ainda um Telecentro Comunitário com 11 computadores conectados à internet banda larga, por meio de parceria com o Ministério das Comunicações.
Minas Gerais foi o estado que obteve, entre os 200 selecionados para receber o kit, mais municípios classificados (71), seguido do Rio Grande do Sul (31) e São Paulo (23).
Bibliotecas Classificadas por Estado
|
UF |
Total |
|
AL |
2 |
|
BA |
6 |
|
CE |
15 |
|
ES |
4 |
|
GO |
4 |
|
MG |
71 |
|
MT |
1 |
|
PB |
1 |
|
PE |
4 |
|
PI |
7 |
|
PR |
14 |
|
RJ |
4 |
|
RN |
4 |
|
RO |
1 |
|
RS |
31 |
|
SC |
8 |
|
SP |
23 |
|
Total geral |
200 |
Confira aqui a lista dos classificados:

Participação do Leitor
Espaço reservado exclusivamente para comentários acerca da matéria ou publicação veiculada nesta página. Solicitação de informações ou dúvidas devem ser encaminhadas por meio do Fale com o Ministério; reclamações ou denúncias devem ser dirigidas para Ouvidoria.