Brasil Acesso à Informação
sexta-feira, 25 de maio de 2012 RSS Ouvidoria Fale com o Ministério
« Voltar Imprimir

Pontos de Leitura nas Fábricas

Ministério da Cultura amplia quantidade de “minibibliotecas” em indústrias

O Grupo Papaiz inaugura, nesta terça-feira (28), o sexto Ponto de Leitura nas Fábricas de Diadema (SP). A parceira entre o Ministério da Cultura, a Prefeitura de Diadema e o Sindicato dos Metalúrgicos do ABC está implantando “minibilbiotecas” em unidades fabris da cidade. Com os bons resultados nas indústrias de Diadema, a ação será ampliada para Mauá e São Bernardo do Campo, no ABC Paulista. Ao todo, serão 35 pontos de leitura em fábricas da região.

O Programa Mais Cultura, do Ministério da Cultura, investe R$ 20 mil na instalação de cada Ponto de Leitura e prevê beneficiar pelo menos 70 mil pessoas no ABC, entre metalúrgicos e seus familiares. O primeiro ponto começou a funcionar no dia 28 de julho, dentro da IGP. Ao todo, dez fábricas aderiram ao programa em Diadema.  Com os bons resultados do projeto, o MinC resolveu ampliar a instalação das minibibliotecas para outras indústrias das cidades do ABC Paulista.

Cada Ponto de Leitura é composto por um acervo de 650 obras – exemplares de literatura brasileira, estrangeira, infantil e juvenil, DVD’s, enciclopédias, entre outros – mobiliário, computador e impressora. A proposta é que os trabalhadores das indústrias se sintam estimulados a ler no ambiente de trabalho, obtendo momentos de prazer, fruição e aprendizado. Além de oferecer o acesso direto aos livros, o projeto Pontos de Leitura nas Fábricas prevê, ainda, que funcionários das empresas atuem como agentes de leitura,  desenvolvendo atividades que estimulem seus colegas a interagir com o livro e o mundo literário.

Leia mais.

(Neila Baldi, DLLL-SAI/MinC)

Compartilhe:
  • Digg
  • del.icio.us
  • Facebook
  • Google Bookmarks
  • MySpace
  • TwitThis
  • email
  • LinkedIn

Participação do Leitor

Espaço reservado exclusivamente para comentários acerca da matéria ou publicação veiculada nesta página. Solicitação de informações ou dúvidas devem ser encaminhadas por meio do Fale com o Ministério; reclamações ou denúncias devem ser dirigidas para Ouvidoria.

*

max. 1000 caracteres


Regras para comentários:

1. Os comentários terão moderação desta Assessoria de Comunicação.

2. Comentários que fujam ao teor da matéria serão excluídos.

3. Ofensas e quaisquer outras formas de difamação não serão publicadas.

4. Não publicamos denúncias. Nestes casos, serão enviadas à Ouvidoria, que as encaminhará aos órgãos cabíveis.

5. A postagem de comentários com links de matérias não produzidas por este ministério será excluída.

6. Respostas a questionamentos e esclarecimentos exigem consulta, impedindo-nos, por vezes, retorno imediato.



3 comentários