Brasil Acesso à Informação
sexta-feira, 25 de maio de 2012 RSS Ouvidoria Fale com o Ministério
« Voltar Imprimir

Fest Cineamazônia leva festival itinerante ao Peru

Rondônia Dinâmica, em 28/09/2010

A mostra itinerante é uma integração cultural para abertura de novos públicos para o cinema brasileiro e Latino Americano

O Festival Latino Americano de Cinema e Vídeo Ambiental da Amazônia – Fest Cineamazônia® realiza com sucesso etapa itinerante 2010, no Peru. O evento realizado o mês de setembro é uma integração cultural através do cinema, como forma de difundir a arte e a cultura nacional, conquistando novos públicos. Durante a viagem foram gravadas cenas de um documentário sobre o projeto, na ótica do jornalista paraense Ismael Machado. As exibições do festival ocorreram em Puerto Maldonado, Cuzco e Ibéria.

Em Puerto Maldonado a primeira exibição aconteceu na praça central, ao ar livre. No dia seguinte foi a vez de levar cinema e vídeo aos moradores da periferia, no assentamento urbano Aguajal. Um público considerável presenciou a mostra irtinerante. O diretor do Instituto Nacional de Cultura em Puerto Maldonado, José Molero, destacou a importância do intercâmbio cultural que vem sendo feito através do cinema entre os países que integram a Amazônia.

O festival também esteve em Cuzco, cidade histórica que abriga turista do mundo inteiro que visitam as ruínas de Machu-Pichu e outros sítios arqueológicos que escondem os segredos e maravilhas da cultura Inca. A exibição aconteceu na tarde do dia 16, no auditório do Instituto Cultural Peruano Norte-Americano (ICPNA) para um público formado basicamente por jovens universitários.

A expectativa do publico foi tão grande que alguns dos presentes chegaram com até uma hora de antecedência. O estudante de Relações Públicas, Pedro Aguro, disse que o Festicineamazônia®”é uma oportunidade única para conhecer um pouco dos filmes brasileiros”. O secretário da direção geral do ICPNA, Lionel Morante, destacou a importância da integração cultural e da necessidade de Cuzco como pólo cultural.

A última cidade com exibição da mostra itinerante 2010 foi Iberia, um distrito do Departamento de Madre de Dios. Apesar de pequena, a cidade tem valor cultural e turístico, com parques naturais e sítios arqueológicos. A presença do Fest Cineamazônia® movimentou a localidade, tendo na exibição um público com de cerca de 300 pessoas.

Por onde passa, a mostra itinerante consegue promover discussões e reflexões sobre a temática ambiental. O tema desta edição é “Arte e Consciência Ambiental pra gente ir mais longe”, um conceito para promover o debate sobre a importância da preservação do meio ambiente.

O curador do Festicineamazônia®, Jurandir Costa, considera que a cada ano o festaival vem ampliando seu público, e estimulando o debate sobre a temática ambiental. A partir deste ano o festival realizado em Porto Velho recebrá filmes de paises integrantes da Comunidade de Países de Língua Portuguesa (CPLP) e dos vizinhos países Latino-americano.

A mostra itinerante do Festicineamazônia® tem patrocíconio do Ministério da Cultura do Brasil, Secretaria do Audiovisual, Fundo Nacional de Cultura, Prefeitura de Porto Velho, Semed – Secretaria Municipal de Educação, Fundação Iaripuna, Iphan e Fórum dos Festivais.

Compartilhe:
  • Digg
  • del.icio.us
  • Facebook
  • Google Bookmarks
  • MySpace
  • TwitThis
  • email
  • LinkedIn
Reproduzido conforme o original, com informações e opiniões de responsabilidade do veículo.

Participação do Leitor

Espaço reservado exclusivamente para comentários acerca da matéria ou publicação veiculada nesta página. Solicitação de informações ou dúvidas devem ser encaminhadas por meio do Fale com o Ministério; reclamações ou denúncias devem ser dirigidas para Ouvidoria.

*

max. 1000 caracteres


Regras para comentários:

1. Os comentários terão moderação desta Assessoria de Comunicação.

2. Comentários que fujam ao teor da matéria serão excluídos.

3. Ofensas e quaisquer outras formas de difamação não serão publicadas.

4. Não publicamos denúncias. Nestes casos, serão enviadas à Ouvidoria, que as encaminhará aos órgãos cabíveis.

5. A postagem de comentários com links de matérias não produzidas por este ministério será excluída.

6. Respostas a questionamentos e esclarecimentos exigem consulta, impedindo-nos, por vezes, retorno imediato.



1 comentário