A 16ª cerimônia de entrega da Ordem do Mérito Cultural contará com a direção artística da diretora Bia Lessa. O evento, em que serão condecoradas 40 pessoas por sua contribuição à cultura brasileira, ocorrerá no Teatro Municipal do Rio de Janeiro, no próximo dia 2 de dezembro, com presença do presidente Luiz Inácio Lula da Silva.
O tema da OMC, em 2010, será Brasilidade, uma leitura do país a partir da cultura. O antropólogo e educador Darcy Ribeiro será o homenageado.
Perfil
Diretora artística, a paulistana Beatriz Ferreira Lessa, conhecida como Bia Lessa, é uma versátil artista brasileira que trabalha com diferentes mídias como teatro, exposições, desfiles e espetáculos.
Com mais de 20 anos de carreira, Bia já dirigiu peças como A Terra dos Meninos Pelados (1983), baseada na obra de Graciliano Ramos, Viagem ao Centro da Terra (1994), de Julio Verne, e Medea (2004), de Euripides. No cinema, dirigiu Brasil, ainda em processo de finalização, e Casa de Boneca (2002). Também é de Bia Lessa o filme Crede-mi (1997), adaptação da obra O Eleito, de Thomas Mann, que participou dos festivais de Berlim e de Nova York e das Mostras de Paris e de Zurique.
Lessa atuou também na direção de óperas como Cavalleria Rusticana (1997), de Mascagni, Don Giovanni (1992), de Mozart, e Suor Angélica (1990), de Puccini. A artista também assinou a concepção e cenografia do módulo barroco da Mostra do Redescobrimento, em comemoração aos 500 anos do país, e a criação e direção geral do Pavilhão do Brasil na Expo 2000, em Hannover, na Alemanha.
Lessa é também responsável pela direção e cenografia dos shows Tempo Tempo Tempo (2005) e Dentro do Mar tem Rio (2006), de Maria Bethânia, e do recente Bicicletas, Bolos e outras Alegrias (2010), de Vanessa da Mata.
Contrato
A equipe da diretora Bia Lessa foi contratada para fazer toda a concepção artística do evento, o que inclui concepção da cenografia; criação e desenvolvimento de vídeo-guia do espetáculo; criação e desenvolvimento de trilha sonora; concepção e criação gráfica; criação de iluminação; direção geral; direção e execução musical; efeitos especiais; equipe artística e técnica; execução de projeto cenográfico; coordenação de produção; direção de palco; além de coordenação de elenco e homenageados.
A escolha de Bia Lessa como diretora artística foi uma forma de garantir uma cerimônia que dê a importância devida à lista de agraciados da Ordem do Mérito Cultural, um reconhecimento às personalidades que deram importante contribuição à cultura brasileira, a começar do patrono deste ano, o antropólogo e educador Darcy Ribeiro.
O evento da Ordem do Mérito Cultural, este ano, está previsto em R$ 1,5 milhão. A última edição, em 2009, custou cerca de R$ 1,33 milhão. A contratação de Bia Lessa foi feita pelo mecanismo de inexigibilidade – forma prevista na Lei de Licitações (8666/93), para aqueles casos em que não há como realizar um certame licitatório, seja porque existe um único fornecedor, seja para contratação de um trabalho artístico em que não há possibilidade de comparação entre diferentes propostas criativas.
Em seu art. 25 inciso III, a Lei 8666/93 prevê a inexigibilidade em caso de “contratação de profissional de qualquer setor artístico, diretamente ou através de empresário exclusivo, desde que consagrado pela crítica especializada ou pela opinião pública”.
(Comunicação Social/MinC)
Participação do Leitor
Espaço reservado exclusivamente para comentários acerca da matéria ou publicação veiculada nesta página. Solicitação de informações ou dúvidas devem ser encaminhadas por meio do Fale com o Ministério; reclamações ou denúncias devem ser dirigidas para Ouvidoria.