Brasil Acesso à Informação
sexta-feira, 25 de maio de 2012 RSS Ouvidoria Fale com o Ministério
« Voltar Imprimir

“O Rei e o Baião”

Lançamento do livro sobre Luiz Gonzaga emociona convidados em Brasília

Com uma cerimônia emocionante o livro “O Rei e o Baião” foi lançado na manhã desta sexta-feira (17), no auditório do Ministério da Cultura. Estiveram presentes no evento o ministro da Cultura, Juca Ferreira, o organizador da obra, Bené Fonteles, e a secretária executiva da Fundação Athos Bulcão, Valéria Cabral.

O livro resume, numa publicação recheada de fotografias e belos textos, a trajetória de Luiz Gonzaga, um dos grandes ícones da cultura brasileira e nordestina. “O Rei e o Baião” tem como objetivo fomentar e intensificar a obra do artista, que completaria  98 anos na última segunda-feira, 13 de dezembro, data em que o livro foi lançado em Recife.

O organizador da Obra, Bené Fonteles, destacou a importância de Luiz Gonzaga para a música brasileira. “Sem Luiz Gonzaga não existiria Gil, nem Vandré, nem Caetano, nem Edu Lobo, nem muita gente da música popular brasileira. Luiz Gonzaga é um dos seis compositores que formam o pilar da música popular, como Villa Lobos, como Tom Jobim, como Pixinguinha, como Noel Rosa e como Dorival Caymmi”.

Fonteles também agradeceu a participação do ministro Juca Ferreira no projeto, uma parceria entre a Fundação Athos Bulcão e o Ministério da Cultura. “Tenho um profundo agradecimento pelo ministro, pois sem ele esse livro não teria saído, e pelo respeito que ele tem pela diversidade cultural brasileira”.

Bené Fonteles aproveitou a oportunidade para ressaltar a importância dos nordestinos para Brasília e explicou que Luiz Gonzaga foi a trilha sonora da construção da capital. “Muitos nordestinos morreram construindo essa cidade. A minha homenagem hoje é para eles”.  Emocionado, ele chamou o taxista, Seu Ari, e o presenteou com um exemplar do livro.  “Eu dei o primeiro livro para o Juca, mas o segundo livro será dado para uma pessoa especial. Tenho a honra de ter o Ari como amigo, ele é apaixonado por Luiz Gonzaga. Ontem eu fiz uma corrida com ele e ele foi falando e cantando as músicas de Luiz Gonzaga”. Fontele explicou que Seu Ari chegou em Brasília em 1957 e que ele representa os nordestinos que construíram a cidade e ajudaram a disseminar a música de Luiz Gonzaga. Juntos, seu Ari e Fonteles cantaram um trecho da música Boiadeiro, de Gonzaga.

O ministro Juca Ferreira também se emocionou ao contar a importância da música de Luiz Gonzaga para ele durante o período em que ficou exilado.  “Gonzaga era o único músico brasileiro que toda vez que eu ouvia no exílio, eu era transportado rapidamente para o Brasil. Eu diria que ele foi, junto com outros, o repertório que me ajudou a viver esses oito anos obrigatórios fora do Brasil”.

O ministro afirmou ainda que a importância de Gonzaga extrapola a esfera cultural. “Mais do que importante para a cultura brasileira, Luiz Gonzaga é importante para o nordeste. Talvez sem ele, a hierarquia de regiões, o monopólio da imagem e da identidade, teriam se fixado mais fortemente no centro-sul,”. Segundo ele, o músico contribuiu para a formação da identidade nordestina. “Além da contribuição cultural, ele tem uma contribuição importante por ter alargado a perimetral da identidade cultural brasileira, incorporando os nordestinos com conseqüências tão profundas”, completou.

Juca Ferreira fez questão de explicar que o lançamento do livro não é um ato isolado, já que dia 28 de dezembro será lançado, no cais do Recife, o projeto Casa Cais do Sertão, um centro cultural que será construído em torno da figura de Luiz Gonzaga. O lugar será destinado à memória e a uma série de atividades culturais que terão o objetivo de ressaltar não só a obra do músico como também a música popular nordestina e todas as dimensões da cultura popular.

Durante o lançamento, o sanfoneiro Marcus Faria e os músicos Toninho Vieira e Antônio Cecílio tocaram repertório de Luiz Gonzaga.

Casa Cais do Sertão

Ainda em fase de construção, o projeto é resultado de uma parceria entre o Ministério da Cultura, o Governo do Estado de Pernambuco e do Porto de Recife, e representa um investimento de R$ 26 milhões, sendo R$ 21 milhões investidos pelo governo federal.

Ele será o primeiro museu nacional hi-tech de alto porte em Pernambuco e destacará a importância de Luiz Gonzaga, ícone do sertão nordestino, para a cultura e o imaginário brasileiro.

A pedra fundamental será lançada dia 28 de dezembro em Recife com as presenças do presidente da República, Luiz Inácio Lula da Silva e do ministro Juca Ferreira e contará com o show do sanfoneiro e compositor Dominguinhos, Targino Gondim e outros cinco sanfoneiros, que se apresentarão no Marco Zero, a partir das 17h.

(Texto: Elisa Salim, Comunicação Social/ MinC)
(Fotos: Pedro França)

Compartilhe:
  • Digg
  • del.icio.us
  • Facebook
  • Google Bookmarks
  • MySpace
  • TwitThis
  • email
  • LinkedIn

Participação do Leitor

Espaço reservado exclusivamente para comentários acerca da matéria ou publicação veiculada nesta página. Solicitação de informações ou dúvidas devem ser encaminhadas por meio do Fale com o Ministério; reclamações ou denúncias devem ser dirigidas para Ouvidoria.

*

max. 1000 caracteres


Regras para comentários:

1. Os comentários terão moderação desta Assessoria de Comunicação.

2. Comentários que fujam ao teor da matéria serão excluídos.

3. Ofensas e quaisquer outras formas de difamação não serão publicadas.

4. Não publicamos denúncias. Nestes casos, serão enviadas à Ouvidoria, que as encaminhará aos órgãos cabíveis.

5. A postagem de comentários com links de matérias não produzidas por este ministério será excluída.

6. Respostas a questionamentos e esclarecimentos exigem consulta, impedindo-nos, por vezes, retorno imediato.



11 comentários

  • Faustino, leandro

    7 de abril de 2012

    como faço pra ganhar ou comprar este livro?
    RESPOSTA: envie solicitação, com nome e endereço para envio, para ascom@cultura.gov.br

  • luzivania

    28 de fevereiro de 2012

    Parabéns à iniciativa!!!!!!!!!!!!!!!!!
    Nós nordestinos somos muito orgulhosos em pertencer à família gonzagueana (família, fãs de sua trajetória de vidae representação do Nordeste no cenário nacional)
    Obrigadaaaaaaaaaaaa Velho Lua pelos momentos de nostalgia que vivo até hoje, e, não me esqueço:
    -Corre, vá buscá Samarica Parteira qau dona Juvita tá cum dô de minino!!!!!!!!!!!!!!
    Luzivania
    Baixão dos Paraibano (Povoado extinto pelo êxodo rural)Irecê-Bahia-Brasil

  • Gisleno Cavalcante

    16 de janeiro de 2012

    Em 1983 você lançou um LP ‘BENDITO’ com uma participação na música: Ao Rei, gostaria de saber quem é o compositor dessa musica e qual foi a gravadora desse disco? aguardo resposta!!!

    RESPOSTA: Prezado, este texto é uma matéria acerca do lançamento do livro “O Rei do Baião” em 2010. Você deve buscar essa informação com o organizador da obra, Bené Fonteles.

  • PE FÁBIO MOTA

    1 de janeiro de 2011

    ESSE LIVRO É UMA JUSTA HOMENAGEM AO NOSSO QUERIDO REI DO BAIÃO!!!

  • Ivo Xavier

    28 de dezembro de 2010

    Parabéns pela inicativa.
    Gostaria d saber como adquirir um exemplar da Obra Editada.
    Aguardo retorno
    Ivo Xavier

    RESPOSTA por contate4cultura@gmail.com: você pode encaminhar seu questionamento diretamente para a Diretoria do Livro, Leitura e Literatura, da Secretaria de Articulação Institucional, do MinC, por meio do endereço eletrônico dlll@cultura.gov.br

  • Pita Paiva Uibaí BA

    20 de dezembro de 2010

    Parabéns, Bené, por trazer à luz mais uma obra tão importante para a nossa cultura e especialmente para nós, nordestinos.

  • Gerardo Anésio

    20 de dezembro de 2010

    Explêndido! Assim cumprimento a todos que se empenharam na realização desta obra “O Rei e o Baião”, em especial a Bene Fonteles, o autor. É pena este livro não ser comercializado, pois com absoluta certeza pagaria o ônus devido. Se houver disponibildade, aceito o presente. Gerardo Anésio – Apresentador do Programa Gonzagando, na Rádio FM ASSEMBLÉIA 96,7 – Fort. Ce.

  • nina severina

    20 de dezembro de 2010

    Fico satisfeita em saber que meu tio não ficou esquecido.Parabéns pela iniciativa e conte comigo para o que puder.Resido no rio,sou produtora cultural e luto para que a nossa família dê continuidade a musicalidade adquirida em nosso meio.

  • Ana Celia

    20 de dezembro de 2010

    Sou nordestina da cidade de Exu e quero saber como e onde adquiro o livro.
    RESPOSTA por contate2cultura@gmail.com:entre em contato com a Valéria pelo telefone (61) 20242410.

  • Tweets that mention Ministério da Cultura - MinC » “O Rei e o Baião” -- Topsy.com

    17 de dezembro de 2010

    [...] This post was mentioned on Twitter by MinCultura, CintiaBarenho and PAULO VASCON, Tânia Freitas. Tânia Freitas said: “O Rei e o Baião” http://goo.gl/fb/qYkBZ [...]

  • “O Rei e o Baião” | MS Notícias

    17 de dezembro de 2010

    [...] Fonte: http://www.cultura.gov.br/site/2010/12/17/%E2%80%9Co-rei-e-o-baiao%E2%80%9D/ [...]