Brasil Acesso à Informação
sexta-feira, 25 de maio de 2012 RSS Ouvidoria Fale com o Ministério
« Voltar Imprimir

Encontro promovido pela SID/MinC, e organizado pelos Guarani, fortaleceu a identidade desses povos indígenas

A Secretaria da Identidade e da Diversidade Cultural do Ministério da Cultura promoveu entre os dias 2 e 5 de fevereiro de 2010, o Encontro dos Povos Guarani da América do Sul.

A Secretaria da Identidade e da Diversidade Cultural do Ministério da Cultura promoveu entre os dias 2 e 5 de fevereiro de 2010, o Encontro dos Povos Guarani da América do Sul (Aty Guasu Ñande Reko Resakã Yvy Rupa). O local escolhido para sediar o evento foi a aldeia indígena Tekoha Añetete, no município de Diamante D’Oeste, no Paraná.

Cerca de 800 índios guarani da Bolívia, Paraguai, Argentina e do Brasil – Rio Grande do Sul, Paraná, Santa Catarina, Espírito Santo, Mato Grosso do Sul, São Paulo e Rio de Janeiro – se reuniram com objetivo de mostrar a força de suas comunidades, difundir suas culturas tradicionais e contribuir para uma visão mais ampla da temática no Brasil e na América do Sul, além de fortalecer a identidade desses povos.

“O Encontro dos Povos Guarani da América do Sul foi um sucesso em todos os aspectos. Mas, o que mais se destacou foi a possibilidade de reencontro desses povos”, declarou o secretário da SID/MinC, Américo Córdula. Para ele, os governos dos países participantes mostraram maturidade ao permitir que os próprios indígenas organizassem e comandassem todo o processo de discussão.

Reivindicações

O resultado do encontro foi a elaboração de um documento contendo várias reivindicações dos Povos Guarani. Os apontamentos foram entregues aos ministros da Cultura do Brasil, Juca Ferreira e do Paraguai, Tício Escobar. Um dos pedidos exige a garantia, por parte dos quatro governos, de punição contra a discriminação, preconceito e violência praticadas contra o povo Guarani.

Outra solicitação foi a criação da Comissão de Coordenação Permanente do Povo Guarani do Brasil, Argentina, Paraguai e da Bolívia, instituída durante o evento. Essa Comissão participará diretamente do processo de efetivação da Secretaria Especial Guarani no âmbito do Mercosul Cultural, que tratará da implementação dos direitos e interesses do povo guarani.

Os indígenas pediram, ainda, a garantia e o respeito, a partir de mudanças das leis de fronteira, do livre trânsito cultural, de acordo com as tradições dos povos indígenas, nas fronteiras entre Brasil, Argentina, Paraguai e Bolívia; a garantia de infraestrutura, por meio de apoio dos governos e iniciativas privadas, para a realização de seminários e encontros dos Guarani dos quatro países da América do Sul.

O Povo Guarani tem uma participação efetiva na formação cultural do Brasil. São contribuições na culinária, na língua, na topografia e compreensão do território, e uma série de costumes dos brasileiros inseridos em suas rotinas. Atualmente, existem cerca de 65 mil guaranis no Brasil. No Paraguai, a língua guarani é majoritária e oficial.

Até 2003, o Ministerio da Cultura não mantinha relações com os povos indígenas brasileiros. Atualmente, reconhece e desenvolve, por meio da Secretaria da Diversidade e da Identidade Cultural, uma política específica para a cultura desses povos, com programas de capacitação, editais de premiação, fóruns de discussões e outros.

Continuidade

Durante a XXXI Reunião de Ministros da Cultura do Mercosul, realizada em novembro, no Rio de Janeiro, os países integrantes do Mercosul Cultural (Brasil, Paraguai, Chile, Peru, Uruguai, Argentina e Bolívia) aprovaram apoio a iniciativa do Paraguai em realizar o II Encontro dos Povos Guarani da América do Sul entre 24 e 27 de março de 2011, na comunidade Jaguati, Departamento Amambay, no Paraguai. O encontro integrará o calendário de atividades da Comemoração Conjunta do Vigésimo Aniversário do Tratado de Assunção.

A realização do Encontro dos Povos Guarani da América do Sul teve a parceria da Itaipu Binacional, da Fundação Nacional do Índio (Funai), da Fundação Nacional de Saúde (Funasa), das Secretarias de Educação e de Cultura do Paraná, e das Prefeituras Municipais de Diamante D’Oeste e de Foz do Iguaçu. O Instituto Empreender é responsável pela produção executiva do evento, que tem o apoio do Mercosul Cultural.

Veja, também, o blog do Encontro dos Povos Guarani da América do Sul

Assessoria de Comunicação da SID/MinC

Compartilhe:
  • Digg
  • del.icio.us
  • Facebook
  • Google Bookmarks
  • MySpace
  • TwitThis
  • email
  • LinkedIn

Participação do Leitor

Espaço reservado exclusivamente para comentários acerca da matéria ou publicação veiculada nesta página. Solicitação de informações ou dúvidas devem ser encaminhadas por meio do Fale com o Ministério; reclamações ou denúncias devem ser dirigidas para Ouvidoria.

*

max. 1000 caracteres


Regras para comentários:

1. Os comentários terão moderação desta Assessoria de Comunicação.

2. Comentários que fujam ao teor da matéria serão excluídos.

3. Ofensas e quaisquer outras formas de difamação não serão publicadas.

4. Não publicamos denúncias. Nestes casos, serão enviadas à Ouvidoria, que as encaminhará aos órgãos cabíveis.

5. A postagem de comentários com links de matérias não produzidas por este ministério será excluída.

6. Respostas a questionamentos e esclarecimentos exigem consulta, impedindo-nos, por vezes, retorno imediato.