Brasil Acesso à Informação
sexta-feira, 25 de maio de 2012 RSS Ouvidoria Fale com o Ministério
« Voltar Imprimir

Oficina de 2009 estabelece diretrizes para cultura na infância

O MinC promoveu, em parceria com a Fundação Orsa, Sesc/SP e a Rede Cultura Infância, em São Paulo, a Oficina Brincando na Diversidade - Cultura na Infância.

A Secretaria da Identidade e da Diversidade Cultural do Ministério da Cultura (SID/MinC) promoveu, em parceria com a Fundação Orsa, Sesc/SP e a Rede Cultura Infância, entre os dias 17 e 19 de Outubro de 2009, em São Paulo, a Oficina Brincando na Diversidade – Cultura na Infância, quando foram apresentadas sugestões para inclusão da cultura na infância no Plano Nacional de Cultura.

A oficina discutiu três grandes eixos: o fomento, a memória e a comunicação e contou com a presença de 60 pessoas, de diversas áreas, que participaram de painéis temáticos, grupos de trabalho, atividades lúdicas e uma plenária deliberativa para decidir sobre diretrizes e ações para o segmento.

Nesse contexto, a oficina escolheu propostas de diretrizes e ações em cada um dos eixos.

Em Fomento:

  1. articular as políticas públicas voltadas à cultura para as crianças e adolescentes;
  2. criar um fundo nacional de cultura da criança com recursos da iniciativa privada e gerenciado pela Secretaria da Identidade e da Diversidade Cultural do MinC.

Em Comunicação:

  1. considerar a criança um ser integral, dotado das capacidades cognitivas, afetivas e simbólicas;
  2. ampliar e garantir o acesso aos equipamentos culturais para que as crinças tenham oportunidade e possibilidade de exercer sua expressão.

Em Memória:

  1. garantir a primazia da criança em todo o processo de afirmação de sua cultura;
  2. garantir que a criança se expresse na linguagem do brincar;
  3. garantir diálogo entre as gerações e com a própria geração.
Compartilhe:
  • Digg
  • del.icio.us
  • Facebook
  • Google Bookmarks
  • MySpace
  • TwitThis
  • email
  • LinkedIn

Participação do Leitor

Espaço reservado exclusivamente para comentários acerca da matéria ou publicação veiculada nesta página. Solicitação de informações ou dúvidas devem ser encaminhadas por meio do Fale com o Ministério; reclamações ou denúncias devem ser dirigidas para Ouvidoria.

*

max. 1000 caracteres


Regras para comentários:

1. Os comentários terão moderação desta Assessoria de Comunicação.

2. Comentários que fujam ao teor da matéria serão excluídos.

3. Ofensas e quaisquer outras formas de difamação não serão publicadas.

4. Não publicamos denúncias. Nestes casos, serão enviadas à Ouvidoria, que as encaminhará aos órgãos cabíveis.

5. A postagem de comentários com links de matérias não produzidas por este ministério será excluída.

6. Respostas a questionamentos e esclarecimentos exigem consulta, impedindo-nos, por vezes, retorno imediato.



1 comentário