Brasil Acesso à Informação
sexta-feira, 25 de maio de 2012 RSS Ouvidoria Fale com o Ministério
« Voltar Imprimir

Eventos literários do país ganham calendário

O Globo, por Mànya Millen, em 15/06/2011

Circuito Nacional de Feiras de Livros vai organizar programação e facilitar patrocínio

Uma antiga demanda do mercado livreiro e editorial toma forma hoje, às 15h, na cinemateca de São Paulo, quando será anunciada a criação do Circuito Nacional de Feiras de Livros, um amplo calendário que reúne e organiza os eventos literários que acontecem anualmente no país – hoje são 75 catalogados, desde a Festa Literária Internacional de Paraty e a Bienal do Livro do Rio até a Feira de Livros e Produtos Culturais de Sapé, na Paraíba. Organizado pela Fundação Biblioteca Nacional em parceria com a Câmara Brasileira de Livro, o Circuito vai apoiar as já existentes e estimular a criação de outras, chegando a 150 em dois anos.

O cardápio oferecido às feiras terá, entre outras ações, a Caravana de Escritores, que no segundo semestre promoverá centenas de encontros entre autores e leitores; encontros regionais do Proler para formação de agentes de mediação de leitura e formação de bibliotecários. A ajuda mais “fabulosa”, segundo Galeno Amorim, presidente da Biblioteca, foi a aprovação em abril, na Comissão Nacional de Incentivo à Cultura (Cnic), de uma súmula administrativa que enquadra todas as feiras de livros na Lei Rouanet, o que proporciona 100% de abatimento no Imposto de Renda para os patrocinadores.

(A íntegra da matéria está na edição do jornal O Globo do dia 15/06/2011)

Compartilhe:
  • Digg
  • del.icio.us
  • Facebook
  • Google Bookmarks
  • MySpace
  • TwitThis
  • email
  • LinkedIn
Reproduzido conforme o original, com informações e opiniões de responsabilidade do veículo.

Participação do Leitor

Espaço reservado exclusivamente para comentários acerca da matéria ou publicação veiculada nesta página. Solicitação de informações ou dúvidas devem ser encaminhadas por meio do Fale com o Ministério; reclamações ou denúncias devem ser dirigidas para Ouvidoria.

*

max. 1000 caracteres


Regras para comentários:

1. Os comentários terão moderação desta Assessoria de Comunicação.

2. Comentários que fujam ao teor da matéria serão excluídos.

3. Ofensas e quaisquer outras formas de difamação não serão publicadas.

4. Não publicamos denúncias. Nestes casos, serão enviadas à Ouvidoria, que as encaminhará aos órgãos cabíveis.

5. A postagem de comentários com links de matérias não produzidas por este ministério será excluída.

6. Respostas a questionamentos e esclarecimentos exigem consulta, impedindo-nos, por vezes, retorno imediato.



3 comentários

  • Clóris Andrade

    30 de julho de 2011

    Meu esposo é cordelista e gostariamos muito de participar de feiras literárias.abraços

  • Edione

    28 de junho de 2011

    Ola, sou escritora, publiquei um livro sobre educação especial, e gostaria de fazer carreira lilteraria, como posso participar das feiras dos livros com meu exemplar? Obrigada.

    RESPOSTA: Ediene, o evento reportado no texto acima é uma iniciativa da Fundação Biblioteca Nacional, entidade de caráter público vinculada ao Ministério da Cultura, mas que dispõe de autonomia administrativa. Por isso, sugerimos que você entre em contato diretamente com a fundação, cujo site é http://www.bn.br/portal/

  • carmen

    16 de junho de 2011

    Olá,
    somos um coletivo localizado na cidade de Juazeiro-BA e já estamos no segundo ano na organização de uma feira literária…ESTAÇÃO LITERÁRIA UBUNTU, premiada no edital de pontos de leitura.
    Como participar do Circuito Nacional de Feiras de Livros ?

    Carmen Angélica Costa Melo

    A Organização das Nações Unidas para a educação, a ciência e a cultura (Unesco)