Na programação da X Feira da Música de Fortaleza, aconteceu nesta sexta-feira (19) o Painel “Projeto de Circulação e formação musical no Nordeste”, apresentado pelo chefe da Representação Regional Nordeste do Ministério da Cultura (RNE/MinC), Fábio Lima, e pelo representante da Fundação Nacional de Artes (Funarte) no Nordeste, Reinaldo Freire (Naldinho). O bate-papo aconteceu na Faculdade Católica de Fortaleza (Seminário da Prainha), e teve a presença e músicos de todo o país.
A proposta deste projeto foi elaborada de forma participativa entre RRNE/MinC, Funarte/Nordeste, representantes da música nordestina, além de gestores municipais e estaduais. A intenção é selecionar 27 bandas – sendo três de cada estado do Nordeste – para participar de caravanas com espetáculos e oficinas em toda região. De acordo com Lima, a proposta vem sendo pensada com base em três pilares: difusão do trabalho desenvolvido pelos artistas nordestinos, formação de plateia e uso dos espaços públicos. “A ideia é fazer com que o Nordeste conheça seus artistas, ao mesmo tempo em que os artistas da região criam relações e trocam conhecimentos”, declarou o chefe da RRNE/MinC.
Na projeção, a logística de distribuição das apresentações deu aos participantes uma ideia sobre a abrangência das atividades, formadas por três ciclos distintos de espetáculos, cada ciclo composto por nove etapas simultâneas nos estados do Nordeste. Naldinho, representante da Funarte, explicou que o projeto será realizado nas capitais e em uma cidade do interior do interior de cada estado. “Pensamos em distribuir as apresentações entre a capital e o interior, justamente para dar acesso à população que normalmente não é beneficiada pelos festivais e eventos culturais em geral. Onde a oferta é menor, existe maior carência”, afirmou Naldinho.
A proposta é que o edital seja finalizado e lançado ainda em 2011, para realização no primeiro semestre de 2012. “No momento estamos na luta para captação de recursos que viabilizem a realização do edital”, declarou Fábio Lima. Os participantes aprovaram a proposta de circulação e intercâmbio entre os músicos do Nordeste e trouxeram contribuições para a proposta. As maiores preocupações são com a criação de categorias que contemplem diversas formações musicais, possibilitando a participação de duos, solos, trios e conjuntos, bem como a definição de critérios pontuais que regulamentem a representação da música de cada estado do Nordeste.
Texto: Maíra Brandão – Ascom RRNE/MinC
Participação do Leitor
Espaço reservado exclusivamente para comentários acerca da matéria ou publicação veiculada nesta página. Solicitação de informações ou dúvidas devem ser encaminhadas por meio do Fale com o Ministério; reclamações ou denúncias devem ser dirigidas para Ouvidoria.