Excelentíssimo senhor presidente do Senado, senador José Sarney,
Caro presidente da Fundação Biblioteca Nacional, Galeno Amorim,
amigos e amigas, senhoras e senhores aqui presentes,
É com grande honra e imenso orgulho que o Ministério da Cultura vem a esta nobre Casa abrir a sessão solene e a exposição comemorativa dos 200 anos da Fundação Biblioteca Nacional. É especial, enquanto Ministra de Estado, poder participar de uma efeméride tão significativa para a história cultural do país.
Certa dita, o grande escritor Monteiro Lobato afirmou que um país se faz de homens e livros. Eu peço licença para plagiá-lo na idéia e afirmar: Um país se faz de homens, mulheres e cultura. Afirmo, sem medo de errar, que o que faz o Brasil ser esta maravilha cantada em verso e prosa mundo afora é a mescla ímpar de diferentes culturas ao longo de sua história.
Vou além, acredito piamente que um país desenvolvido é aquele que, mais que preservar, sabe valorizar seus bens culturais e trabalha para permitir o pleno acesso de sua população aos registros culturais.
Pode parecer pouco, mas a importância da Cultura no processo de desenvolvimento da civilização, de crescimento do Homem, já foi, inclusive, reconhecida pela ONU.
Esta parceria do Senado com a Fundação Biblioteca Nacional, órgão vinculado ao Ministério da Cultura, é apenas uma pequena parte de todo o esforço que nós estamos fazendo desde o início do ano para universalizar e facilitar o acesso a este imenso tesouro que é a cultura brasileira.
Quando digo que estamos buscando universalizar a cultura brasileira, estou dizendo isso no sentido ipsis litteris. Este ano o Ministério investiu fortemente na internacionalização de nossa cultura. Recentemente inauguramos uma participação de destaque na edição 2011 da Europalia, um dos mais significativos festivais de artes e cultura do Mundo.
Além disso, estamos reforçando a participação do Brasil enquanto país homenageado em diversos eventos literários mundo afora. Acabamos de voltar de Frankfurt, onde uma missão de ilustres personagens, que contou com a presença do meu amigo e presidente da Biblioteca Nacional, Galeno Amorim, foi iniciar os preparativos da homenagem ao Brasil em 2013 na Feira de Frankfurt, o mais importante evento literário do mundo.
Neste cenário, muito me alegra estar aqui, celebrando a parceria de duas instituições centenárias, no caso de nossa querida Biblioteca Nacional, BICENTENÁRIA, ambas tão cheias de história e com papel fundamental na consolidação da democracia e na valorização da cultura brasileira.
O Senado, por trabalhar incessantemente na defesa dos interesses do país, da população, e por que não dizer da Cultura, uma vez que as leis máximas deste país passam obrigatoriamente pelo crivo desta casa. E a Biblioteca Nacional, por resguardar, de forma brilhante, mais de duzentos anos da história, não apenas do Brasil, mas do mundo.
Ganha ainda o povo brasiliense, ganha a cidade de Brasília e seus visitantes do mundo inteiro, que poderão usufruir deste acervo impressionante na exposição Biblioteca Nacional 200 anos, Uma defesa do infinito, aberta hoje. Vocês sabiam que a Biblioteca Nacional do Brasil é considerada a oitava maior do mundo? Seu acervo, com mais de nove milhões de itens entre livros, manuscritos, mapas, gravuras e partituras possui tesouros de valor inestimável, como os textos dos séculos XV e XVII que serão utilizados na exposição que a Biblioteca inaugura no Rio sobre Giorgio Vasari, considerado um dos pais Renascimento.
Gostaria de aproveitar este momento também para destacar o ótimo trabalho que vem sendo realizado pelo meu querido amigo Galeno Amorim à frente da Fundação Biblioteca Nacional. Sua incansável dedicação vem sendo essencial para ajudar esta instituição bicentenária a enfrentar, sempre com olhos voltados para o futuro, os desafios que vão sendo impostos.
Isso, é claro, sem nunca dar as costas ao seu passado.
Parabenizo todos os envolvidos nesta parceria. Que ela sirva de modelo para que possamos levar a Biblioteca Nacional, ou pelo menos parte dela, a todos os cantos deste país.
Obrigada
Participação do Leitor
Espaço reservado exclusivamente para comentários acerca da matéria ou publicação veiculada nesta página. Solicitação de informações ou dúvidas devem ser encaminhadas por meio do Fale com o Ministério; reclamações ou denúncias devem ser dirigidas para Ouvidoria.