O Ministério da Cultura (MinC), através da Secretaria de Fomento e Incentivo à Cultura (Sefic), com apoio da Representação Regional do MinC no Rio Grande do Sul e em parceria com a Secretaria de Cultura do Estado e a Fundação Iberê Camargo, realizou, nos dias 08, 09 e 10 de novembro, a 193ª Reunião da Comissão Nacional de Incentivo à Cultura (CNIC) em Porto Alegre.
Durante os três dias, além de pareceres de projetos culturais que pleiteiam a autorização para captação de recursos com apoio na Lei Rouanet (nº 8313/91), foram realizados debate com produtores culturais; visita a projetos viabilizados pelo incentivo fiscal na cidade; proposição de súmulas administrativas; e definição de calendário das reuniões da CNIC para 2012.
Na plenária, também foram debatidos e votados pedidos de excepcionalidade às súmulas nº 12 e 14 da Comissão, que estabelecem regras para apresentação de projetos culturais ao Ministério da Cultura.
Súmulas publicadas no Diário Oficial
Os proponentes e interessados de todo o país puderam acompanhar, via áudio, o encontro com os produtores e as discussões e os pareceres de projetos que foram levados para votação coletiva pelos integrantes da CNIC. A sessão plenária foi presidida pelo secretário da Sefic, Henilton Menezes.
Encontros com produtores
No dia 9, foi aberto espaço para debate com os produtores culturais locais. A mesa foi composta pelo secretário Henilton Menezes e pelos titulares da Comissão. Entre os assuntos abordados, destacam-se a tabela de precificação de serviços e mão de obra culturais, os critérios de análise, a metodologia de tramitação de projetos, o funcionamento e as decisões da CNIC, os prazos de aprovação e a desconcentração de recursos da renúncia fiscal. O público pôde fazer considerações para cada um dos representantes dos segmentos culturais.
O participante Mário Verdi, da Associação dos Profissionais em Design do Rio Grande do Sul, levantou reflexões sobre a natureza dos projetos e os atuais segmentos culturais. “É uma iniciativa fantástica e uma experiência rara discutir assuntos como esse com os integrantes da Comissão e os gestores do Ministério, que estão aqui, se expondo e se colocando à disposição”, afirmou.
(Texto: Caroline Borralho – Ascom/Sefic)
(Fotos: Eduardo Seidl e Amaro Abreu)

Participação do Leitor
Espaço reservado exclusivamente para comentários acerca da matéria ou publicação veiculada nesta página. Solicitação de informações ou dúvidas devem ser encaminhadas por meio do Fale com o Ministério; reclamações ou denúncias devem ser dirigidas para Ouvidoria.