Brasil Acesso à Informação
sábado, 26 de maio de 2012 RSS Ouvidoria Fale com o Ministério
« Voltar Imprimir

Declaração de Buenos Aires

Uma bienal para a economia criativa

Uma das ênfases da Declaração de Buenos Aires (“intenção de ampliar a troca de experiências em políticas culturais, especialmente nos seguintes temas: (…) economia criativa”, com base no reconhecimento do “papel da economia criativa no desenvolvimento econômico e social”), levou brasileiros e argentinos a se comprometerem a organizar, em conjunto, uma bienal voltada à economia criativa. Na Argentina, mensura-se o setor como participando com 3,5% do PIB –faixa superior em várias vezes a setores do país vizinho como a pesca. No Brasil, o lançamento, este ano, da Secretaria da Economia Criativa pela Ministra Ana de Hollanda potencializa-se com acordos para o mapeamento do setor, com IPEA e IBGE –passo fundamental para a elaboração de políticas como a das Cidades Criativas e outras, a serem desenvolvidas em transversalidade com cerca de 15 ministérios.

Metodologias para reposicionamento

“Vamos aproximar nossas metodologias e afinar nossas atuações em questões importantes para a área, como marcos legais, questões de aduana e outras, promovendo trocas constantes entre nossas equipes. Assim, nos reforçaremos mutuamente e também à América Latina como um todo, para uma interlocução mais forte com organismos internacionais como a UNESCO.”

(Cláudia Leitão, secretária de Economia Criativa [em estruturação], do MinC )

Direitos de autor

“Estamos aqui para desenvolver a Cultura para além do espírito em que é tradicionalmente vista, ou seja, para levá-la também ao seu patamar de fenômeno econômico. Neste sentido, o avanço de marcos como os direitos de autor é fundamental entre nós. Assim como é fundamental o alinhamento geral entre Brasil e Argentina.”

(Rodolfo Hamawi, diretor nacional de Indústrias Culturais da Argentina)

Compartilhe:
  • Digg
  • del.icio.us
  • Facebook
  • Google Bookmarks
  • MySpace
  • TwitThis
  • email
  • LinkedIn

Participação do Leitor

Espaço reservado exclusivamente para comentários acerca da matéria ou publicação veiculada nesta página. Solicitação de informações ou dúvidas devem ser encaminhadas por meio do Fale com o Ministério; reclamações ou denúncias devem ser dirigidas para Ouvidoria.

*

max. 1000 caracteres


Regras para comentários:

1. Os comentários terão moderação desta Assessoria de Comunicação.

2. Comentários que fujam ao teor da matéria serão excluídos.

3. Ofensas e quaisquer outras formas de difamação não serão publicadas.

4. Não publicamos denúncias. Nestes casos, serão enviadas à Ouvidoria, que as encaminhará aos órgãos cabíveis.

5. A postagem de comentários com links de matérias não produzidas por este ministério será excluída.

6. Respostas a questionamentos e esclarecimentos exigem consulta, impedindo-nos, por vezes, retorno imediato.