Brasil Acesso à Informação
sexta-feira, 25 de maio de 2012 RSS Ouvidoria Fale com o Ministério
« Voltar Imprimir

Prêmios Literários 2011

Biblioteca Nacional premia os melhores autores do ano em oito categorias

A Fundação Biblioteca Nacional, vinculada ao Ministério da Cultura (FBN/MinC), premiou os melhores da literatura no ano de 2011, durante cerimônia realizada na noite de quinta-feira, 15, no auditório Machado de Assis, na sede da instituição, no Rio de Janeiro. O Prêmio Literário 2011 foi entregue aos melhores autores , em oito categorias. Na ocasião, a ministra da Cultura, Ana de Hollanda, foi representada pelo compositor Tibério Gaspar. Os premiados ganharam um certificado e R$ 12,5 mil.

O presidente da Fundação Biblioteca Nacional, Galeno Amorim, destacou a importância do prêmio, que há 17 anos revela autores e reconhece o trabalho produzido no país. “Os livros e a literatura são capazes de grandes transformações e revoluções na vida das pessoas”, afirmou.

O escritor Alberto Mussa, vencedor na categoria Romance, aproveitou a ocasião para agradecer o apoio que a FBN tem conferido aos autores nacionais, por meio de seu Programa de Apoio à Tradução de Brasileiros no Exterior. Seu livro O Movimento Pendular  será traduzido na Romênia.

O teólogo pernambucano, Daniel Lima, de 95 anos, foi um dos vencedores deste ano.  Foi uma surpresa para todos. Ele guardava seus poemas numa gaveta, sem nunca imaginar o valor que eles tinham.  Uma de suas alunas descobriu seus trabalhos e os levou, sem ele saber, para uma avaliação editorial. O resultado foi a obra Poemas (Companhia Editora de Pernambuco), que só foi revelada ao seu autor no dia do seu lançamento. Daniel Lima conquistou o Prêmio Alphonsus de Guimaraes – Categoria Poesia.

Os Prêmios Literários da FBN/MinC foram criados com o objetivo de estimular a pesquisa e a criação literária no país. Anualmente é concedida uma premiação a autores, tradutores e designers eleitos por uma comissão julgadora composta por três profissionais renomados em cada área de premiação.

A premiação foi instituída em 1995, com exceção da categoria Literatura Infantil e Juvenil, criada em 2007, por ocasião da comemoração dos quinze anos do Programa Nacional de Incentivo à Leitura, o Proler.

Veja a lista completa dos agraciados em 2011

(Fonte: FBN/MinC)

Compartilhe:
  • Digg
  • del.icio.us
  • Facebook
  • Google Bookmarks
  • MySpace
  • TwitThis
  • email
  • LinkedIn

Participação do Leitor

Espaço reservado exclusivamente para comentários acerca da matéria ou publicação veiculada nesta página. Solicitação de informações ou dúvidas devem ser encaminhadas por meio do Fale com o Ministério; reclamações ou denúncias devem ser dirigidas para Ouvidoria.

*

max. 1000 caracteres


Regras para comentários:

1. Os comentários terão moderação desta Assessoria de Comunicação.

2. Comentários que fujam ao teor da matéria serão excluídos.

3. Ofensas e quaisquer outras formas de difamação não serão publicadas.

4. Não publicamos denúncias. Nestes casos, serão enviadas à Ouvidoria, que as encaminhará aos órgãos cabíveis.

5. A postagem de comentários com links de matérias não produzidas por este ministério será excluída.

6. Respostas a questionamentos e esclarecimentos exigem consulta, impedindo-nos, por vezes, retorno imediato.



1 comentário