Brasil Acesso à Informação
sábado, 26 de maio de 2012 RSS Ouvidoria Fale com o Ministério
« Voltar Imprimir

Dados da Ancine apontam crescimento nas bilheterias do cinema nacional

O Estado de S.Paulo, por Luiz Carlos Merten, em 02/02/2012

Dados da Ancine apontam crescimento nas bilheterias do cinema nacional

Luiz Carlos Merten

Na recente Mostra Aurora, em Tiradentes, o que esteve em discussão foi o cinema  brasileiro de autor – não apenas os diretores e seus temas, mas os métodos de produção que estão dando forma a um cinema alternativo, de nicho. Observadores internacionais, de festivais como Cannes, San Sebastián e Veneza, analisaram a repercussão desse cinema, que tende a ser o preferido dos curadores europeus, nas mostras paralelas dos maiores eventos fílmicos do mundo. O papo agora é outro. Manoel Rangel, diretor presidente da Ancine, a Agência Nacional de cinema, entra em cena para falar do mercado.

E para comemorar – os números finais das bilheterias em 2011 confirmam a tendência de alta verificada desde o começo de 2010. O mercado, como um todo, aqueceu-se. Os ingressos vendidos no País chegaram a 143,9 milhões e a renda bruta nos cinemas totalizou R$ 1,44bilhão. O Brasil consolidou-se como um dos maiores mercados do mundo. Intuitivamente, você deve ter percebido isso. Não foi por acaso que Tom Cruise, Michael Bay, Vin Diesel, Antonio Banderas e Salma Hayek estiveram no Rio para lançar seus filmes ao longo do ano.

(A íntegra da matéria está na edição do jornal O Estado de S.Paulo dia 02/02/2012)

Compartilhe:
  • Digg
  • del.icio.us
  • Facebook
  • Google Bookmarks
  • MySpace
  • TwitThis
  • email
  • LinkedIn
Reproduzido conforme o original, com informações e opiniões de responsabilidade do veículo.

Participação do Leitor

Espaço reservado exclusivamente para comentários acerca da matéria ou publicação veiculada nesta página. Solicitação de informações ou dúvidas devem ser encaminhadas por meio do Fale com o Ministério; reclamações ou denúncias devem ser dirigidas para Ouvidoria.

*

max. 1000 caracteres


Regras para comentários:

1. Os comentários terão moderação desta Assessoria de Comunicação.

2. Comentários que fujam ao teor da matéria serão excluídos.

3. Ofensas e quaisquer outras formas de difamação não serão publicadas.

4. Não publicamos denúncias. Nestes casos, serão enviadas à Ouvidoria, que as encaminhará aos órgãos cabíveis.

5. A postagem de comentários com links de matérias não produzidas por este ministério será excluída.

6. Respostas a questionamentos e esclarecimentos exigem consulta, impedindo-nos, por vezes, retorno imediato.